HU certifica turmas do Programa de Qualificação Pós-Técnico

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) certificou cerca de 60 Técnicos em Enfermagem no Programa de Qualificação Pós-Técnico (PQPT) na última semana. A entrega de certificados da turma de Urgência e Emergência Clínica ocorreu na sexta-feira (8) e de Intensivismo no último sábado (16).

Os profissionais que concluíram a capacitação para situações de Urgência e Emergência Clínica conheceram equipamentos e puderam compreender a importância da atuação multidisciplinar durante o atendimento ao paciente, com organização e controle da assistência à saúde.

O curso de Intensivismo aprofundou os conhecimentos dos profissionais para atuação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), conhecendo equipamentos, instrumentos e materiais específicos que são fundamentais no tratamento do paciente crítico.

Para a Coordenadora de Educação Assistencial do HU, Pedagoga Nívia Ferreira, a capacitação contínua é fundamental para todas as profissões, sobre maneira para os profissionais de enfermagem que precisam desse conhecimento para uma correta avaliação e definição da melhor conduta. “Todos os profissionais de enfermagem devem estar preparados para as mais diversas situações, por isso a necessidade da busca por cursos e capacitações que os atualizem sobre as novas diretrizes para determinados procedimentos assistenciais, visando sempre o bem estar do paciente", explica.

Um dos grandes diferenciais do PQPT do HU é a qualificada equipe de docentes, que tem larga e reconhecida experiência na temática do curso. Além disso, todos os participantes realizaram estágio prático na instituição.

Confira as fotos das formaturas das turmas de Urgência e Emergência Clínica e de Intensivismo clicando neste link: Fotos formaturas

Novas turmas

O Programa de Qualificação Pós Técnico lançou em 2019 a primeira edição de Cuidado Pediátrico Hospitalar. A novidade foi aprovada entre os profissionais, que já iniciaram o período de aulas bem como a turma de Instrumentação Cirúrgica.

A nova temática aprofunda conhecimentos e habilidades na área de Pediatria e Neonatologia, assim como Unidade Intensiva e Semi- Intensiva, desenvolvendo a qualidade e o atendimento por excelência na área assistencial.

O curso de Instrumentação Cirúrgica, inicialmente ofertado a noite, será ministrado aos sábados para atender os profissionais que trabalham neste horário. “Os turnos são escolhidos conforme demanda. Buscamos abrir novas turmas, sempre em horários diferentes, para atender todos os públicos que desejam realizar a capacitação", explica a Coordenadora do Programa.

Cerca de 100 alunos estão matriculados para os cursos em andamento. A Educação Assistencial do HU garante que haverá novas turmas ao longo do ano, porém, com datas ainda não confirmadas.