“É no amargo do mate que encontramos o aconchego para a alma". O dia 20 de setembro é uma data muito especial no Rio Grande do Sul. Durante toda a semana são realizadas diversas comemorações celebrando as tradições e costumes gaúchos. No Hospital São Francisco de Paula não foi diferente. A Hotelaria da instituição celebrou a data presenteando os acompanhantes de pacientes internados com pacotes de erva-mate. Ação ocorreu na última quinta-feira (20).
“O chimarrão é um dos elementos mais importantes na construção da identidade do gaúcho e sabemos o quanto ele está presente por aqui também", comentou a Supervisora de Hotelaria, Helena Schwonke.
A iniciativa foi muito bem recebida pelo público. Em todos os leitos acompanhantes e visitantes recebiam com muita alegria a lembrança. “Adorei! Já vou usar para preparar um chimarrão novo que este já está lavado. Ele me acompanha em todas as horas, aqui no hospital então, nem se fala", comentou Maria Aparecida, que acompanhava o marido no hospital.
O pequeno paciente da pediatria, Arthur Moraes Garcia, celebrou as tradições gaúchas todo pilchado em homenagem ao Dia do Gaúcho. Os pais, Carlos e Viviane, tomavam mate e acompanhavam o menino. “Nos pegaram de surpresa, achamos muito legal. Isso faz toda a diferença,"comentou a mãe, natural de Canguçu, ao relatar sua surpresa com a iniciativa do hospital em preparado algo especial nesta data.
Rosana Vargas, que acompanhava a mãe no hospital, leu para ela a mensagem escrita no cartão e as duas concordaram: “O chimarrão é um verdadeiro aconchego para a alma mesmo".
A Supervisora de Hotelaria afirma que iniciativas desse tipo tem por objetivo tornar a estadia dos pacientes mais agradável e ressalta a importância da somatória de esforços para realizá-las. “Esta ação só foi possível com o apoio do Macro Atacado Treichel, que fez a doação de toda erva-mate e do Departamento de Comunicação e Marketing do HU, que abraçou a ideia do início ao fim", finaliza.