O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) promovem ao longo deste mês diversas ações de sensibilização pelo Agosto Dourado. Ao longo deste mês as instituições brasileiras pretendem sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno. A cor faz referência ao leite materno como padrão ouro de alimentação para o bebê.

Nesta segunda-feira (5) os Núcleos de Aleitamento Materno e Educação Assistencial do HU promoveram palestra para mães e pais dos bebês internados na UTI Neonatal e Semi Intensiva. Em muitos casos os bebês permanecem por longos períodos nestas unidades hospitalares, sem que possam ser amamentados diretamente pelas mães, devido ao quadro de saúde. A produção de leite dessas mulheres diminui em alguns casos e o principal questionamento do grupo foi sobre como resgatá-la. A Enfermeira da Amamentação, Silvana Tuchtenhagen, comemorou os resultados positivos do encontro. “Foi realmente muito bom. As mães interagiram, trouxeram muitas dúvidas que puderam ser esclarecidas. Reforçamos que o hospital proporciona uma rede de apoio para estas famílias com profissionais capacitados para apoiá-las sempre que necessário. Além disso é uma oportunidade de interação entre pessoas que vivem o mesmo momento delicado e podem compartilhar experiências proporcionando apoio mútuo", relata.

As pacientes internadas na Casa da Gestante puderam aproveitar a tarde ensolarada de terça (6) no jardim do local durante roda de conversa com o Núcleo de Aleitamento Materno e foram presenteadas com enxovais doados pelo Grupo de Apoio do HU.

Amigo da Criança

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde.

O HU possui o selo há mais de 10 anos, respeitando todos os critérios como o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto - permitindo um acompanhante de sua livre escolha, garantindo o livre acesso e permanência dos pais junto ao recém-nascido internado e cumprindo a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Dados do MS revelam ainda que nascer em Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno. A duração média do aleitamento materno exclusivo - oferta apenas de leite materno para bebês até o 6º mês de vida - em crianças que nasceram nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram em Hospital Amigo da Criança.

Anualmente os colaboradores que atuam direta e indiretamente no ciclo mãe/bebê são capacitados e recebem orientações atualizadas sobre o IHAC. De acordo com o MS, bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto.

2º Concurso Fotográfico

O 2º Concurso Fotográfico Agosto Dourado faz parte da programação alusiva deste mês. O certame é aberto ao público e pretende homenagear as mães que alimentaram seus filhos com leite materno.

Para participar basta enviar uma foto sua amamentando para contato@husfp.ucpel.edu.br até o dia 20 de agosto. No e-mail deve constar nome completo da mãe, da criança, idade, ano da fotografia e cidade onde residem. A votação ocorrerá entre os dias 21 e 29 de agosto – o link para votação será divulgado posteriormente. A foto preferida pelo público será premiada no dia 31 de agosto, durante encerramento do mês de sensibilização.

Confira o cronograma: