Com o objetivo de mobilizar a comunidade pelotense para a causa, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) irá promover uma caminhada pelo Outubro Rosa.

A caminhada acontece no dia 28, às 10h, com concentração em frente ao Centro L’unità, que fica na Avenida Dom Joaquim, 789. O patrocínio da caminhada fica por conta do Centro L’unità, Academia Augusto Saleh, Clínica do Rim, Academia Vip, Vissom, Posto do Guga, Tino Investimentos e Vista X Diagnóstico por Imagem. O evento tem a organização do Hospital São Francisco de Paula, Universidade Católica de Pelotas e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Serão vendidas camisetas personalizadas no HU, Academia Augusto Saleh, Academia Vip e na Lunitá, no valor de R$ 20. Não será necessário adquirir a mesma para participar da Caminhada, porém, a verba adquirida irá ser destinada para a compra de uma pistola de biópsia mamária. Quem não poder adquirir a camiseta, pode participar da caminhando usando roupa rosa ou branca.

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com o intuito de estimular a participação da população em geral no controle e prevenção do câncer de mama. Anualmente, se celebra a data para que se compartilhem informações sobre o câncer, promova a conscientização, proporcione maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribua para a redução da mortalidade causa pela doença.

Duas palestras serão disponibilizadas para o público também falando sobre o tema. No dia 26 às 15h, o tema será Mastectomia com a Fisioterapeuta Estefânia. Já no dia 30, às 17h o Mastologista, Dr. Thiago Gonzalez Barbosa E Silva, irá falar sobre Prevenção ao Câncer de Mama. O local das palestras será o Centro Administrativo do HU, que fica na Rua Santa Tecla, 847.

Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Saiba mais sobre o Câncer de Mama:

É de extrema importância que a mulher conheça suas mamas e fique atenta às alterações suspeitas. Consulte um ginecologista e solicite o exame. Ele é fundamental para detectar precocemente a doença e iniciar o tratamento o quanto antes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres.

câncer de mama no homem é raro, mas ele pode ocorrer, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.

A maior incidência da doença ocorre na região sudeste, ficando a região sul em segundo lugar.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, agência da Organização Mundial da Saúde, um a cada quatro tipos de câncer que afetam as mulheres é de mama. O câncer de mama é o primeiro em taxa de mortalidade em mulheres no mundo.

O câncer de mama lidera o índice de mortalidade no Brasil, só ficando atrás dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres com faixa etária acima dos 35 anos.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento. As mulheres que diagnosticaram a doença no primeiro estágio têm em média 88,3 % de sobrevida.

O Instituto também informa que 66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes.  É possível notar alterações na mama através do auto-exame e da observação das mudanças no corpo. Esse é o melhor método de prevenção da doença, mas, é fundamental procurar tratamento e orientação médica.

O ideal é realizá-lo mensalmente, dez dias após a menstruação, depois dos 20 anos de idade. Depois de completar 35 anos as mulheres devem intensificar os cuidados com visitas periódicas a um ginecologista ou um mastologista.

Confira a programação:

25/10 - 10h - Estou com câncer, e agora? Como a equipe e a família podem ajudar. Palestrante: Psicóloga Renata Bretanha

Local: Centro Administrativo

26/10 - 15h - Mastectomia

Palestrante - Fisioterapeuta Estefânia

Local: Centro Administrativo - Rua Santa Tecla, 847

27/10 - 10h - Missa

Local: Capela HUSFP

28/10 - 10h - Caminhada Outubro Rosa

Local: Dom Joaquim (Ponto de encontro L’ unità)

30/10 - 17h - Prevenção e detecção precoce ao Câncer de Mama

Palestrante: Dr. Thiago Gonzalez Barbosa E Silva - Mastologista