O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) recebeu nesta quarta-feira o deputado federal, Pedro Westphalen. O parlamentar reafirmou seu propósito de continuar auxiliando o Hospital em projetos de manutenção junto ao Governo Federal. A comitiva contou também com a presença do presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPERS), Marcus Vinicius de Almeida e do executivo em saúde, Rafael Amaral.

Na reunião foi entregue ao deputado um pedido de recursos federais para a compra de um aspirador ultrassônico, que beneficiará toda a região sul nas neurocirurgias de alta complexidade. Hoje, os pacientes se deslocam até Porto Alegre para realizar os procedimentos. “Reitero o compromisso com a saúde e recebo o pedido com muito carinho, na certeza que terão uma participação minha nesse projeto", declarou Pedro Westphalen.

O Diretor de Assistência do HU, Dr. Edevar Machado Jr, agradeceu a presença de todos e relatou que, em meados de 1970, o então bispo da Diocese e reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Antônio Zattera, plantou uma semente com objetivo de criar uma sociedade mais justa e mais fraterna, “essa é a essência do nosso compromisso como instituição, esse é o caminho que buscamos. Para isso, mudamos nos últimos 10 anos os processos de gestão. O HU era um hospital pequeno, pouco representativo em rede de saúde e hoje é uma referência estadual, isso se deve ao compromisso profissional a as lideranças envolvidas com essa atividade que é tão importante. Ficamos satisfeitos em poder recebe-los e agradecemos pela atenção destinada ao Hospital São Francisco. Esse equilíbrio é o segredo do sucesso para nos levar a ideia inicial", declarou o diretor.

A comitiva recebeu das mãos do Diretor de Gestão do HU, Maurício Karini, uma lembrança em agradecimento pela passagem no hospital, a parceria com a esfera federal e a participação ativa do IPE.

NEFROLOGIA ASSINA CONTRATO COM O IPE

Em meio a reunião foi assinado um “Termo de Acordo de Remuneração Gerenciada" entre o IPE e a Nefrologia do Hospital. A adequação de contrato visa a melhoria e ampliação de atendimento aos pacientes renais crônicos, com um reajuste de valores. “Sempre tivemos uma parceria com o IPE, mesmo quando a tabela era inferior ao SUS. Acredito que esse reajuste seja um reconhecimento, pois nunca houve um pensamento direcionado a desfazer o acordo. Agora nos resta dar a contrapartida, manter a qualidade no atendimento aos pacientes", afirmou o médico chefe da Nefrologia do HU, Dr. Franklin Barcellos.

O presidente do IPE agradeceu a atenção e preocupação do executivo Rafael Amaral com a saúde de Pelotas, muito especialmente com os hospitais. Por intermédio dele houve a aproximação das lideranças com o Hospital São Francisco. “A saúde passa por um processo de reestruturação. O IPE existe desde 1960, mas foi criado juridicamente como autarquia faz dois anos. Então há muito a ser feito no aspecto administrativo e gerencial e na saúde, muito a ser modernizado. Estamos de portas abertas, nossa intenção é ajudar e ser útil e ao mesmo tempo servir ao usuário", finalizou.