O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) recebeu nos últimos dias os novos alunos do Programa de Residência Médica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para o ínicio das atividades. A Residência Médico possui modalidade de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de treinamento em serviço. Os programas são vinculados ao HUSFP e a UCPel, através da Comissão de Residência Médica (Coreme).

O Coordenador da Coreme, Professor Doutor Paulo Orlando Monteiro, desejou recepecionou os Médicos Residentes 2019 em cerimônia de Boas-Vindas. Participaram ainda o Diretor de Assistência do HU, Edevar Rodrigues Machado Junior, a Coordenadora do Curso de Medicina, Regina Bosembecker da Silveira, a Diretora do Dentro de Ciências da Saúde, Moema Nudilemon Chatkin, Coordenador de Educação Continuada, José Luiz Costa e a Pró-reitora Acadêmica, Patrícia Haertel Giusti.

O Programa de Residência Médica tem por finalidade aprimorar as habilidades técnico-profissionais, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões, promover a integração do profissional em equipes multidisciplinares na prestação da assistência aos pacientes, estimular a capacidade de aprendizagem além de estimular a capacidade crítica da atividade, considerando seus aspectos científicos, éticos e sociais.

Outras temáticas e rotinas que envolvem a atuação diária dos profissionais foram apresentadas aos residentes como Exames de Apoio Diagnóstico, Prontuários Médicos, Contratualizaçao Sistema Único de Saúde (SUS), Gestão de Riscos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Comissão de Óbitos, Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Projeto Kanban.