Nesta quinta-feira, 13 de Outubro, é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data foi escolhida por representar o dia da criação dessas importantes profissões, que proporcionam a saúde e o bem-estar da população em geral.

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais são profissionais que cuidam da saúde, de maneira diferente, e trabalham de forma complementar. A fisioterapia é uma área envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Já o terapeuta ocupacional lida com pessoas com dificuldades no desempenho de tarefas simples, relacionada com o estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais, sendo fundamentais paciência e amor pela área escolhida.

Para a supervisora do Setor de Fisioterapia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Maria Schuch, que atua na Unidade há sete anos, uma grande gratificação do trabalho é poder contar com profissionais qualificados e comprometidos, que trabalham dedicando amor ao que fazem. “Hoje somos 18 profissionais atuando nas unidades de terapia intensiva (pediátrica, neonatal e adulto), hemodiálise, enfermarias clínicas (SUS e convênios) e ambulatório. Junto aos professores e estagiários da UCPel nos dedicamos diariamente ao cuidado e reabilitação do nosso paciente”, ressalta Maria.

O HUSPF parabeniza os profissionais das áreas e agradece pelo serviço desenvolvido ao lado da comunidade.