A equipe do setor de Engenharia Clínica e setor Financeiro do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) esteve presente na 24º Feira Hospitalar, realizada em São Paulo. Este é um evento internacional de soluções e tecnologias para área da saúde. Na feira, foi feita a aquisição de equipamentos para qualificar os serviços prestados à comunidade.

Na busca pela excelência­­, foram realizados investimentos em setores como: UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Imagens e Pronto Atendimento.

Conheça os equipamentos adquiridos:

Arco Cirúrgico (Arco-C): é um equipamento de raio-X digital, no qual é possível produzir imagens em tempo real durante procedimentos cirúrgicos. O equipamento é capaz de atender especialidades como cirurgia geral, urológica, ortopédica, neurológica, vascular, implantes de marca passos, entre outros procedimentos.

Instrumentais de Vídeo Cirurgia: cirurgias realizadas por vídeo, ou seja, minimamente invasivas, têm por objetivo causar o menor impacto à saúde do paciente, reabilitando-o de maneira rápida e eficiente, além de tantas outras vantagens que esta técnica proporciona. Com isso, a instituição realizou a aquisição de instrumentais e óticas, podendo assim ampliar a quantidade de procedimentos realizados e melhorar seu atendimento.

Equipamento de Anestesia: foi realizada a aquisição de três equipamentos de anestesia. Os mesmos proporcionam a realização de procedimentos em pacientes neonatos, pediátricos ou adultos. A tecnologia desses equipamentos proporciona eficiência e grande desempenho para realizar a ventilação mecânica de qualquer paciente, desde neonatais até obesos mórbidos, o aparelho possibilita a realização de ventilação mecânica em anestesia de pacientes mais debilitados atrelados a procedimentos mais complexos. A qualidade do Fabius Plus XL permite adequadas aplicações de baixo fluxo.

Focos Cirúrgicos: quatro unidades de focos cirúrgicos foram adquiridas. São equipamentos de última geração que utilizam a tecnologia LED, proporcionando uma melhora significativa na abordagem cirúrgica.

Eletrocautério (Bisturi): duas unidades foram adquiridas. Este equipamento tem por finalidade cortar e cauterizar tecidos. Como possuem alta tecnologia, oferecem aos cirurgiões um desempenho melhorado, minimizando os riscos do procedimento.

Monitor Multiparamétrico e Ventilador Pulmonar: aquisição de cinco monitores de sinais vitais e dois ventiladores pulmonares. Equipamentos que possibilitam a qualificação para expansão da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Cardioversor/Desfibrilador: este equipamento consiste em emitir uma descarga de energia elétrica dirigida ao coração. Essa medida de emergência visa sincronizar novamente os batimentos cardíacos. A aquisição de três equipamentos contribui para qualidade de nosso atendimento.

“Os investimentos no bloco cirúrgico se justificam na medida que é inequívoco que está unidade é fundamental no processo assistencial de um complexo hospitalar. O desejo é que todo o investimento se desdobre em qualidade de serviços e se ampliem nossos indicadores de desempenho. Assumimos institucionalmente um olhar ousado e corajoso diante da crise no setor de saúde. Em âmbito nacional, mas especialmente regional. Dificuldades financeiras reduzem assistência, encolhem estruturas e fecham unidades, na contra corrente, investimos em ampliações e qualificações", comenta o Diretor de Assistência do Hospital São Francisco de Paula, Dr. Edevar Rodrigues Machado Jr.