O Hospital São Francisco de Paula, em solidariedade ao Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) que precisa com urgência de sangue de todos os tipos, resolveu incentivar os seus colaboradores a aderirem a campanha de doação do orgão. Para isto, o Hospital está organizando, entre os colaboradores, um mutirão de doação de sangue que partirá hoje (10), às 18h, da frente no Hospital, na rua Marechal Deodoro, e irá até o Hemocentro, onde ocorrerá a captação dos doadores.

Os estoques do Hemopel estão praticamente zerados, o que torna urgente a presença de doadores de todos os tipos sanguíneos, já que a média mínima de 50 bolsas por dia está reduzida a menos de dez. Uma cena comum para esta época do ano, em que as férias levam os voluntários para longe, mas um risco diante da demanda que tradicionalmente cresce, ao longo da popular festa de momo, em que o consumo em excesso de bebida alcoólica muitas vezes leva a acidentes de trânsito e à violência.

“Nos meses de janeiro e fevereiro, bem como no inverno mais intenso, algumas vezes temos que tomar medidas como ligar para os doadores cadastrados para que possamos aumentar um pouco nosso estoque”, afirma a diretora do departamento de Captação, Eloíza Silva. É uma situação de alerta, que pode representar problemas a várias cidades da região.

Atualmente o Hemopel abastece a Beneficência Portuguesa, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o Pronto-Socorro de Pelotas (PSP), além de unidades em Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini e Santa Vitória do Palmar. “É muito importante também que as pessoas desses municípios façam doação de sangue, para que não haja o que está acontecendo agora, de baixa nos estoques”.

Devido à urgência e a necessidade de captar mais doadores, a direção do Hemopel resolveu prorrogar o horário de atendimento, que se dará de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. Contato com o Departamento de Captação pode ser feito pelos telefones 3225-7262 e 3222-3002, ou pelo e-mail hemopel@fepps.rs.gov.br.