Desde 2008, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) faz parte do Programa Hospital Saudável, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da primeira ala especializada no tratamento de pacientes com doenças infectocontagiosas da região sul do Estado, orçada em R$ 200 mil. Desde então, a campanha conseguiu angariar, junto à população pelotense, quase R$ 15 mil em doações.

Durante consulta popular realizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Sul (Corede Sul) em 2008, a população votou e o hospital foi contemplado com parte do valor do projeto - R$ 90 mil, que somados as doações da campanha, darão início as obras nos próximos dias. “A entrega de metade dos leitos deve acontecer nos próximos 90 dias”, afirma o diretor de Gestão do HUSFP, o administrador Eloi Tramontin. “Apesar da boa adesão da comunidade a campanha, o Hospital ainda precisa da participação da população e das empresas para alcançar os recursos necessários para finalizar o projeto”, reforça.

Conforme o médico infectologista, Paulo Orlando Alves Monteiro, coordenador do controle de infecção do HUSFP, o projeto, inédito na região, ajudará a melhorar o cenário da saúde na zona sul, oferecendo 14 leitos com antecâmaras de higienização. “Além do isolamento, que vai garantir o não contágio dos demais pacientes internados no Hospital, a ala auxiliará na liberação de leitos, uma vez que é necessário o bloqueio das demais vagas do quarto onde se encontra um paciente em tratamento de uma doença contagiosa, sendo que estes não podem ser ocupados até o final do tratamento”, explica ele.

Entenda o programa

O Programa possibilita a doação mensal de qualquer valor acima de R$ 1,00. Este valor é debitado na conta de luz do participante e a CEEE repassa os valores doados - que variam de R$ 1,00 a R$ 50,00 - ao Hospital. “A intenção é divulgar cada vez mais a campanha no intuito de sensibilizar a população para que participe, pois muito ainda tem que ser feito”, enfatiza o gerente de Suporte à Gestão e Logística, Valdir Schäfer. “A ala também impulsionará o mercado, visto que, com o projeto, novos colaboradores deverão ser chamados para integrar a equipe de trabalho do Hospital”, complementa Schäfer.

Como participar

Para aderir à campanha e ajudar na construção da ala especializada, é necessária a autorização do débito mensal na conta de luz, de valores acima de R$ 1,00. Você pode contribuir com a campanha preenchendo um formulário disponível na recepção do Hospital Universitário São Francisco de Paula, que fica na rua Marechal Deodoro, 1123, ou pelo telefone 0800.727.5666. Para mais informações ligue (53) 2128.8368.