Em 27 de junho de 1958 foi construída a Instituição, hoje conhecida como Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), carinhosamente chamada de “Chico”. Fundada como uma sociedade, conhecida na época como Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A, a ideia inicial de seus idealizadores era de que o local fosse apenas uma casa de saúde, no entanto, o projeto teve muito êxito e a instituição dedicada a salvar vidas acabou transformando-se em um hospital.

Em 15 de fevereiro de 1976, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do bispo da diocese e reitor da instituição de ensino na época, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário da Instituição, assumindo oficialmente o controle do Hospital em 1º de agosto de 1976, dando um caráter filantrópico ao atendimento oferecido à comunidade. Surgia assim o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas que, em 1996, com o objetivo de fortalecer a identidade filantrópica e católica da Instituição, recebeu o nome de Hospital Universitário São Francisco de Paula. Nascia assim, o nosso querido “Chico”, uma referência na área da saúde de Pelotas e região.

Essa trajetória de sucesso transformou o HUSFP em um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul, cujo principal objetivo é ser uma Instituição auto-sustentável, de referência macrorregional, reconhecido pela excelência dos processos de assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde.

Diretor de Gestão do HUSFP, Mauricio Karini enfatiza que, ao longo destes 58 anos, a instituição vem prestando uma assistência de qualidade mesmo com todas as dificuldades que tem enfrentado.  O HUSFP nunca perdeu o foco que é dedicar-se à missão de transformar a vida das pessoas. Karini acredita no poder transformador da humanização, na valorização dos colaboradores e na importância do carinho que orienta as ações de toda a equipe desde o porteiro à equipe de assistência.  O Diretor de Assistência, Dr. Edevar Rodrigues Machado Júnior, celebrando os 58 anos da instituição, manifesta seu desejo de que o HUSFP permaneça como ente de extrema relevância para a comunidade em um constante processo de requalificação.

Para comemorar seus 58 anos, o HUSFP promoverá uma programação especial.

A programação é a seguinte:

Dia 24 de junho (sexta-feira)

14h30min – Missa em Celebração pela passagem dos 58 anos do HUSFP

Local: Capela do HUSFP

16h30min – Confraternização de Aniversário com a presença do Chico

Local: Centro Administrativo do HUSFP

21h – Momento com o Chico celebrando os 58 anos do HUSFP

Local: Restaurante do Hospital

Dia 27 de junho (segunda-feira)

17h - Exposição Fotográfica “Momentos da Vida” – Projeto Valor à Vida

Local: Shopping Pelotas

O período da exposição será de 27 de junho a 03 de julho. Realização: HUSFP / Alunos de 5º Semestre de Publicidade e Propaganda/ Produção Fonográfica da UCPel

Coordenação: Professora Cristina Porciúncula

Apoio: Agexco - UCPel, Biro23, C&M e Shopping Pelotas

Maiores informações na Assessoria de Comunicação do HUSFP através do fone: 2128 8368.