Há 60 anos começava a história do Hospital Universitário São Francisco de Paula. Direção e colaboradores celebraram na manhã desta quarta-feira (27) o aniversário em solenidade que contou com a presença de parceiros e autoridades da região. Ao longo de seis décadas o hospital atua como agente transformador da comunidade e promove a saúde de forma ética e humanizada, por meio da assistência integrada com o ensino e a pesquisa. Essa trajetória consolidou o HUSFP como um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul.

As festividades começaram às 9h com Missa de Ação de Graças, celebrada pelo Arcebispo Católico da Arquidiocese de Pelotas Dom Jacinto Bergmann e participação da equipe do Clube do Ouvinte Nossa Senhora de Guadalupe – em parceria com a Rádio Universidade. O Arcebispo lembrou a trajetória humanitária da instituição e abençoou o hospital. Na sequência teve início a cerimônia de aniversário, onde foram relembrados fatos marcantes destes 60 anos de história. Além disso, foi iniciada a premiação dos colaboradores mais antigos da instituição através do Projeto Quem Faz História no Chico. A técnica em enfermagem Ceni Braga Pinto foi agraciada na solenidade pela sua trajetória mais de 40 anos de serviços prestados neste hospital e representou os demais homenageados que serão premiados nos próximos dias.

A Prefeita Paula Mascarenhas ressaltou que o hospital se fortaleceu ao longo destes 60 anos e se consolidou no nosso sistema de saúde municipal como parte fundamental. “O hospital se modernizou ao longo dos anos, conta com uma equipe qualificadíssima e, além disso, é grande parceiro da prefeitura, proporcionando uma retaguarda fundamental no nosso sistema de saúde. Portanto agradeço essa parceria fundamental que se fortalece a cada dia", concluiu.

O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) José Carlos Bachettini Júnior salientou a dificuldade de tomada de decisões no campo da saúde e parabenizou a direção do HUSFP por terem conduzido as melhores decisões. “Estipulamos a proposta de ensinar atendendo o que tornou-se o projeto pedagógico da nossa escola médica. Somos pioneiros no atendimento conjunto de professores, alunos e residentes assistindo juntos à comunidade, o que gera conhecimento suficiente para formação de profissionais éticos, justos e muito qualificados", acrescentou.

O Diretor de Assistência do HUSFP, Doutor Edevar Rodrigues Machado Jr, lembrou o crescimento da instituição ao longo destas seis décadas e avaliou que talvez nem o seu idealizador, Dom Antonio Zattera pudesse imaginar as proporções que a instituição ganharia. “Dom Antônio se debruçou sobre a divina tarefa de formar homens e mulheres dentro do espírito da solidariedade, da participação humana e cristã. Somos todos nós, hospital, universidade e todos os órgãos auxiliares, herdeiros e continuadores da sua obra. Por isso todos aqui, durante no seu exercício diário, mantém vivo o ideal do de uma sociedade mais justa e fraterna", disse. “Assim temos construído a nossa felicidade, que não está na ausência dos problemas e sim na capacidade de superá-los e esta é na minha opinião a melhor qualidade dessa casa de saúde", finalizou.

Os convidados realizaram ainda o já tradicional abraço simbólico ao Chico e em seguida entoaram os parabéns, receberam o bolo de aniversário – feito com ingredientes doados pelo Macro Atacado Krolow, preparado gratuitamente pela Padaria Princesa e acompanhado de bebidas doadas pela Biri Refrigerantes.

História

A história da instituição começa a ser escrita em 1958 com a fundação da Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A, e nasce de um projeto arquitetônico audacioso, moderno e de repercussão internacional. Em 1976 a Universidade Católica de Pelotas assume a gestão do hospital e nomeia o professor Doutor Moacir Victorino Jardim como primeiro diretor. Durante sua gestão Jardim implantou vários serviços que foram de suma importância para as adaptações necessárias para ampliação da escola de medicina. Depois disso muitos gestores passaram pela administração da instituição, bem como colaboradores, que contribuíram muito para que nos dias atuais pudéssemos nos orgulhar de atender grande parte da região sul através dos serviços ofertados no Chico. O HUSFP é referência em áreas importantes da saúde como maternidade e nefrologia, oferece atendimento e realização de exames específicos 24 horas do dia, lançou recentemente o próprio cartão de benefícios e é responsáveis pela maioria das internações na cidade.