Em alusão ao Dia do Rim, comemorado mundialmente ontem (11), o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), com o apoio da Liga Acadêmica de Nefrologia da Universidade Católica de Pelotas (Lane/UCPel), realizou uma ação de saúde no Centro de Pelotas, para prevenir as doenças renais, através do diagnóstico precoce de alterações no organismo, como a hipertensão e a diabetes. O Chico em Ação, como a ação é chamada, contou também com a ajuda do 36º Grupo Escoteiro Iguassu.

A ação reuniu mais de 200 pessoas, interessadas em receber orientações de uma equipe multiprofissional composta por médicos, acadêmicos de medicina, fisioterapeuta e nutricionista. Além de receber folhetos explicativos e informações sobre a prevenção de doenças renais, o público pode contar com aferição de pressão arterial e exame de urina, viabilizado pela instalação de dois banheiros químicos no local.

Segundo a Médica Nefrologista do Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP, Maristela Bohlke, o melhor remédio é a prevenção. “Para diminuir a chance de tornar-se um diabético ou hipertenso, é recomendável que as pessoas tenham uma dieta equilibrada, pratiquem atividade física regular, reduzam o consumo de sal, de bebidas alcoólicas e, na medida do possível, evitem a exposição constante ao estresse”, orienta Maristela.

Em breve as fotos da ação estarão disponíveis na Galeria de Fotos, no site do HUSFP.

Liga Acadêmica de Nefrologia
A Lane tem pouco tempo de atuação no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Mas, desde que os alunos dos quarto, quinto e sexto ano resolveram começar as atividades diretamente com a comunidade, sob supervisão da professora Maristela Bohlke, os resultados, a exemplo de ontem, têm sido positivos. “Temos ficado cada vez mais surpresos com a colaboração da população”, disse a secretária da Liga, Lisiane Janovik. “O movimento é sempre muito bom, porque há interesse de evitar doenças graves, de maneira simples”.

Referência em Nefrologia
Para ser considerado Centro de Referência, o Serviço de Nefrologia precisa estar localizado em hospital certificado como de ensino. O projeto do HUSFP foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), Estado, Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), composta por secretários de Saúde e Ministério da Saúde, pois a Instituição possui estrutura de pesquisa e ensino organizado, com programas estabelecidos e uma estrutura gerencial capaz de zelar pela eficiência, eficácia e efetividade das ações prestadas.

O Serviço de Nefrologia do HUSFP atende cerca de 160 consultas ambulatoriais ao mês, com foco ao diagnóstico e tratamento de doenças renais. O Serviço de Diálise do Hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde em outubro de 2006 e, atualmente, atende cerca de 106 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise perioneal.

Foto: Wilson Lima