O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) instituiu nos últimos dias o Núcleo de Ergonomia e Segurança no Ambiente de Trabalho (NESAT) para proporcionar ao colaborador condições ainda mais acolhedoras em seu ambiente de trabalho. Com objetivo de debater o plano de ação do setor, surge a Comissão Interdisciplinar Permanente que traçará as estratégias para atuação.

“Quando assumimos a gestão nos comprometemos com os colaboradores, com o cuidado às pessoas. O NESAT surge com essa proposta, de cuidar plenamente do profissional que atua na instituição. Para que se sinta melhor em seu local de trabalho e durante o desempenho de suas atividades", explica o Diretor de Gestão do HUSFP, Maurício Karini.

A comissão, que identificará as demandas e traçará as estratégias de ação, conta com uma equipe multidisciplinar. Os profissionais que integram o grupo são capacitados para lidar com as demandas que deverão surgir e são de áreas como fisioterapia, enfermagem, segurança do trabalho, gestão de pessoas, hotelaria e infraestrutura. O foco das ações será ambientação, organização e qualidade no local de trabalho.

A Enfermeira do Trabalho, Bibiana Urdaniz, reforçou a importância da atuação da comissão multidisciplinar. “A ergonomia abrange várias áreas realmente e se faz necessário que tenham profissionais engajados nos diversos setores da instituição para obtermos os resultados que tanto desejamos", pontuou.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Maurício Godoi, informa que a primeira reunião do grupo ocorrerá na próxima segunda-feira e que, destes encontros, será traçado o planejamento necessário. “Temos muito trabalho pela frente. Tudo será desenvolvido após da identificação das demandas, análises ergonômicas e outros tantos indicadores que precisamos verificar", completou.