São cerca de 220 leitos, exclusivos para atendimento SUS, uma média de três trocas de camas por dia. São mais de 20 mil quilos de roupas lavadas todos os meses. Para dar conta de toda essa demanda, agravada com a pandemia, são necessários centenas de metros de tecido. E é justamente aí que o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) necessita novamente do seu apoio.

“Lá no começo da crise sanitária, no início do ano passado, muita gente e organizações nos ajudaram. Agora estamos outra vez precisando desse apoio”, comenta Alessandra Peters, coordenadora de Hotelaria do HUSFP. Segundo Alessandra, além do desgaste natural em decorrência do número de lavagens a que são submetidas diariamente, existem casos em que as roupas de cama precisam ser colocadas de lado em razão de alguma mancha que não sai.

Hoje o HUSFP atende cerca de 80% SUS. São 217 leitos para o Sistema Único de Saúde, frente a pouco mais de 50 voltados a convênios e particulares. O hospital é referência para a saúde municipal e macrorregional. No local são atendidos pacientes de 23 municípios da Zona Sul. O São Francisco de Paula responde por 40% das internações hospitalares de toda a cidade de Pelotas.

Lavagem reforçada

A supervisora da Lavanderia do hospital, Raquel Peixoto Albaini conta que com a Covid-19 praticamente todas as roupas de cama e banho utilizadas pelos pacientes passaram a ser classificadas como lavagem pesada, “o que exigiu mais tempo no processo e maior quantidade de produtos”, diz ela ao destacar que isso também contribui para reduzir o tempo de vida útil dos tecidos.

Como ajudar

A meta é arrecadar 650 jogos de lençóis brancos para atendimento aos pacientes do SUS ou o equivalente a R$ 40 mil. Quem quiser contribuir pode fazer a doação do item direto no hospital na Marechal Deodoro, 1123. Se preferir pode fazer depósito no Banrisul, agência 0320, conta corrente 06.870471.0-6, ou ainda, transferência por PIX – chave CNPJ 92.238.914/0002-94. Importante colocar na doação, seja ela por PIX ou depósito, a palavra “lençóis” na descrição para auxiliar na identificação do destino do recurso.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8368.