Mensageira da sorte, convite às boas energias, os significados atribuídos às guirlandas são carregados de simbolismo voltados à prosperidade. E foi justamente esse o intuito das esteticistas Ju Porto, proprietária da BiaBella Spa, e Eliane Boabaid ao presentear o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) com o adereço: desejar a chegada de um ano mais tranquilo e com esperanças renovadas.
A guirlanda repassada ao hospital foi adquirida pela dupla no tradicional evento realizado há 12 anos pelo Banco Madre Tereza de Calcutá como forma de arrecadar recursos para beneficiar famílias carentes atendidas mensalmente pelo Banco. Luiza Yurgel, gerente de Apoio Administrativo e Infraestrutura do HUSFP foi quem recepcionou e recebeu a doação.
Ju Porto conta que a peça foi encomendada para a arquiteta Viviam Magalhães, que tinha a missão de compor a estrutura com elementos utilizados no dia a dia da estética. A exigência de Eliane era que esses elementos fossem agregados a algo relacionado à paz, como forma de projeção para 2022. “Esse período de pandemia tem sido muito difícil para todos, especialmente para vocês da saúde, que estão trabalhando de forma incansável”, lembraram as esteticistas.
Cheia de simbolismos
Na guirlanda doada ao hospital, máscaras, seringas e tubos de medicamentos ganharam destaque em cor douradas. Conforme a arquiteta flores brancas se uniram à imagem do Espírito Santo como forma de desejar a tão almejada paz e a força para dar continuidade ao trabalho. O laço azul, uma alusão ao manto sagrado, fez referência à cor da estética.