Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (2) o Acervo Histórico Doutor Moacir Victorino Jardim com memórias dos 60 anos do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O projeto, idealizado pela Direção do HUSFP e executado pelo Núcleo de Comunicação e Relacionamento da instituição, reúne fotos, troféus e datas importantes além da versão digital de uma linha do tempo histórica. A tela interativa está no hall de entrada do hospital e permanecerá à disposição do público para que a comunidade possa reviver momentos e conhecer fatos marcantes desta trajetória.

Em 1976 a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) assume a gestão do hospital e nomeia o professor Doutor Moacir Victorino Jardim como primeiro diretor. Durante sua gestão Jardim implantou, de imediato, vários serviços que foram de suma importância para as adaptações necessárias à ampliação da Escola de Medicina da UCPel. Portanto a justa homenagem de perpetuar seu nome no Acervo Histórico desta instituição.

Na inauguração do Acervo, Jardim agradeceu a homenagem e lembrou que foi o instrumento realizador das ideias de Dom Antônio Zattera. “Ao olhar essas imagens passam filmes em minha cabeça, de tudo que passei e vivi neste hospital. O que fica é a saudade dos momentos e das pessoas”, completou. O Diretor de Assistência da instituição, Doutor Edevar Rodrigues Machado Jr, ressaltou a importância de valorizar os personagens e acontecimentos importantes dessas seis décadas de história. “Gostaríamos de agradecer os esforços daqueles que passaram por esse hospital e preservar os acontecimentos importantes que compõe essa história”, pontuou ao completar que este legado ficará para a posteridade. Além disso, o diretor acrescentou que o professor Jardim foi fundamental no início da trajetória do hospital. “Assim como o pintor não prescinde do seu pincel, e o cirurgião não prescinde do seu bisturi, Dom Antônio não poderia prescindir do seu apoio e trabalho para a construção desta casa de saúde”, finalizou.