Certamente este ano e o passado serão lembrados por um dos maiores desafios, o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Contudo, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), 2021 também será marcado pelos avanços, em especial, no quesito hotelaria. Nesta quinta-feira (5), a instituição inaugura a nova ala Nossa Senhora de Fátima.

O espaço conta com capacidade de até 32 leitos e traz um conceito diferente de acolhimento aos pacientes, proporcionando uma experiência mais próxima de um hotel do que de uma instituição de saúde. O local tem 18 quartos privativos e semiprivativos e atenderá convênios e particulares.

“Somos uma instituição filantrópica, referência para mais de 20 municípios da região e atendemos cerca de 80% SUS. Colocar este tipo de espaço em funcionamento é permitir que possamos gerar receitas e assim garantir a sustentabilidade do HU e, consequentemente, mais investimentos no setor público”, explica Edevar Machado Júnior, diretor de Assistência.

O gestor lembra que a tabela SUS, que remunera os hospitais pela prestação do serviço, está estagnada e desatualizada há muitos anos e para manter o funcionamento, além dos esforços administrativos das organizações em pensar estratégias como esta de novas alas, é preciso também contar com o apoio da comunidade e de emendas parlamentares.

O peso das contas

Se antes da pandemia já não era fácil manter as contas em dia, com a demanda em alta pelos serviços, o aumento exorbitante dos preços das medicações e dos de equipamentos de proteção individual potencializaram ainda mais os desafios. No HUSFP, por exemplo, as contas vêm fechando no negativo todos os meses desde que a Covid-19 chegou à cidade.

A nova ala surge como uma das estratégias dos gestores já pensando na fase do chamado pós-covid, que trará desafios importantes ao processo assistencial do hospital. Um deles será justamente o equilíbrio das contas financeiras.

Diferenciais da nova ala

A hotelaria tem uma estrutura de alto padrão. O serviço de quarto está disponível todos os dias da semana, oferece dieta personalizada, assistência médica 24h por dia, além de Wi-fi liberado e Smart TV com streaming.

O serviço também dispõe de estacionamento gratuito para os quartos privativos e de profissional mensageiro para auxiliar nas demandas do paciente.

Mais informações pelo telefone (53) 2128-8300.