O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foi contemplado com verba de emenda parlamentar para ampliação e qualificação do Centro Cirúrgico. Os valores de R$ 1 milhão, destinado pelo deputado Daniel Trzeciak, e, R$ 250 mil, pelo deputado Afonso Hamm, serão utilizados para reabertura de uma sala cirúrgica e aquisição de equipamentos para outras três salas.

Referência do Pronto Socorro Municipal (PS), o Centro Cirúrgico do HUSFP realiza, por exemplo, cirurgias eletivas, de urgência, de emergência e de maternidade. “O Centro Cirúrgico do HU é essencial às atividades realizadas no PS, que não poderiam existir enquanto serviço sem contar com essa retaguarda”, explica o diretor de assistência, médico Edevar Machado Júnior.

O Centro Cirúrgico do HUSFP é composto por sete salas cirúrgicas mas, atualmente, seis estavam em funcionamento devido à falta de equipamentos. Em 2019, o espaço foi responsável por realizar, em média, 658 cirurgias ao mês. Com o acréscimo da sétima sala, a estimativa é aumentar o número para mais 110 cirurgias por mês.

De acordo com o diretor de gestão, administrador Maurício Karini, a verba será utilizada para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia como foco cirúrgico de teto, microscópio cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida, aparelho de anestesia, bisturi elétrico, monitor multiparâmetro e mesa cirúrgica.

Karini destaca que o acréscimo de uma sala cirúrgica deverá contribuir para diminuição do tempo de espera das cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). “A pandemia aumentou a demanda reprimida desses procedimentos. Assim que forem liberados, o HUSFP vai atender e aumentar a capacidade em relação ao centro cirúrgico”, afirma.

Referência para a região sul

O HUSFP é um dos hospitais mais relevantes para Pelotas e região por sua atuação integral no SUS e por comportar o PS, referência para 21 municípios e quase um milhão de habitantes. “Nosso hospital é referência dentro do SUS por tudo o que ele faz. Não só pela atenção hospitalar, mas também pela atenção ambulatorial especializada, pela participação em UBS's, rol de serviços importantes para a rede como um todo”, explica Machado.

Conforme o deputado Daniel Trzeciak, contribuir para melhorar o atendimento de saúde à população reforça o compromisso assumido desde o início do mandato. “Como deputado federal, tenho a condição de destinar recursos para instituições que cuidam da saúde e preservam vidas, como o HUSFP, que atende não só Pelotas, mas toda a nossa região”, diz.

O deputado Afonso Hamm destaca que esses equipamentos representarão salvar vidas, aumentar o atendimento da rede do Sistema Único e diminuir as filas causadas pela pandemia. “Saúde é nossa prioridade de atuação. Estamos muito satisfeitos em contribuir com o hospital para equipar salas cirúrgicas, oferecer segurança e infraestrutura para os profissionais da área de saúde”, enfatiza.

A ampliação da capacidade do Centro Cirúrgico e a realização de atendimentos de maior complexidade trará diversas vantagens, afirma Machado. “Os novos equipamentos darão maior conforto e segurança à equipe assistencial. Isso resultará no atendimento de necessidades mais específicas de nossos pacientes, por contar com um suporte mais avançado”, completa.

Ambos os recursos devem ser entregues ao HUSFP ainda no mês de dezembro.