Pessoas com reumatismo, distúrbios neurológicos, problemas de coluna e de pós-operatórios são alguns dos beneficiados com os serviços particulares disponibilizados pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Desde 2010, o HUSFP e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contam com uma Piscina Terapêutica, com ambiente totalmente climatizado e adaptado para melhor atender as necessidades dos clientes.

São oferecidos tratamentos de hidroginástica e hidroterapia, que proporcionam a recuperação dos pacientes e a melhoria de seu condicionamento físico - sempre com acompanhamento de profissionais durante as sessões. A estrutura conta com suporte para aula com 15 pessoas. Os interessados podem agendar consulta pelo telefone (53) 2128-8518. Uma avaliação será realizada com o fisioterapeuta, que indicará a modalidade mais apropriada.

A Piscina Terapêutica fica no Campus Dr. Franklin Olivé Leite (Campus da Saúde), localizado na avenida Fernando Osório, 1586.

Diferenças entre hidroginástica e hidroterapia
A hidroginástica é orientada por professores de Educação Física, sendo realizada em pessoas que não apresentam nenhuma lesão física. São exercícios para manutenção da qualidade de vida.

Já a hidroterapia é feita apenas por fisioterapeutas, em pacientes com alguma doença, onde é trabalhada uma área lesada, treinando as atividades de vida diária visando a reabilitação do paciente.