O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP-UCPel) sai à frente mais uma vez e destaca-se por ser o único Hospital, do interior do Estado, a oferecer vagas para o Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva para a Seleção Pública de 2010.

Este fato se deve a uma visita dos avaliadores da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM/RS), representando o Ministério da Educação e Cultura (MEC), feita em setembro deste ano.  Esta visita teve como objetivo  recredenciar os Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Clínica Médica e analisar as solicitações de credenciamentos  de novos programas, como o de Medicina Intensiva.

O programa de Residência Médica em Medicina Intensiva é voltado para residentes que desejam atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e que já tenham especialização nas  áreas  de Clínica Médica ou de Cirurgia Geral ou de Anestesiologia.

Segundo Dr. Márcio Osório Guerreiro, Diretor Clínico do HUSFP e Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva, o Hospital ao solicitar o credenciamento neste programa,   vem oportunizar  uma qualificação maior àqueles que atuam nas Unidade  de Terapia Intensiva.

Hoje, nas UTIs de nível II, há um Coordenador e Médico rotineiro com título em Medicina Intensiva. Nas Unidades do HUSFP, são cinco os médicos intensivistas com títulos de especialistas nesta área.

Abertas inscrições para Residência Médica

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e a Comissão de Residência Médica (COREME) abrem as inscrições para o processo de Seleção Pública para Médicos Residentes. As inscrições podem ser feitas de 09 à 13 de novembro, pelo site da UCPel www.ucpel.tche.br/residencia.

Serão disponibilizadas 03 vagas para o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, 06 vagas para Clínica Médica, 01 para Medicina de Família e Comunidade, 01 para Medicina Intensiva, 05 para Obstetrícia e Ginecologia, 05 para Pediatria e 01 vaga para Pediatria R³ em Neonatologia.

A prova escrita está marcada para 18 de novembro e a argüição oral para o dia 30 de novembro. O resultado final será divulgado dia 04 de dezembro, às 10 horas. O investimento é de R$ 150,00.