Entre os dias 19 e 21 de julho, a capital gaúcha foi palco do 11º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O evento, que abordou os caminhos da liderança na atualidade e o sistema de gestão inovadora, reuniu mais de sete mil profissionais da área. Dentre eles, Luciana Soares, coordenadora de Qualidade; Cristiano Klinger, supervisor de Departamento Pessoal; Mara Thurow, gerente de Assistência; e o médico residente Diego Nunes, todos colaboradores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Conforme a coordenadora de Qualidade do HUSFP, Luciana Soares, a participação do Hospital em eventos como este é muito importante, pois ajuda a aprimorar o conhecimento em relação a ferramentas de gestão, além de apresentar aos participantes os casos de sucesso das empresas que aplicam modelos de gestão mais atuais. “Este ano, o tema central foi inovação, com palestrantes de vários países. Voltamos com muitas ideias que esperamos poder por em prática em breve no Hospital”, afirmou.

Segundo ela, além da programação geral, ocorreu ainda um evento de saúde, com palestras direcionadas à área hospitalar. “Recebemos informações sobre contratualização, prontuário eletrônico, envolvimento do corpo assistencial na busca da qualidade e vários outros assuntos muito interessantes e que fazem parte do nosso dia a dia”, revelou.

Programação

Durante o encontro, ocorreu ainda a premiação do 15º Prêmio Qualidade RS.  Considerado o Oscar da Qualidade, neste ano três organizações sediadas no município receberam prêmios: a Fuhro Souto Consultoria Imobiliária – Troféu Prata 2010; e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e o Senac Pelotas – Troféu Bronze 2010. Em 2008, o HUSFP foi a primeira Instituição do município a ser agraciada com o Troféu Prata do PGQP, sendo que em 2007, o Hospital já havia conquistado o Troféu Bronze e, em 2006, a Medalha Bronze do programa.

As atividades abordaram desde os resultados sustentados pelo aprendizado organizacional, até temas como as transformações aceleradas e os desafios da gestão. Entre os palestrantes, profissionais como o holandês, Adjiedj Bakas, o indiano, Venkat Rasmawany, o alemão, Henrik Langolf,  os brasileiros Reginaldo Braga Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Hermann Ponte da Silva, diretor de Organização, Processos e Sistemas de Informação da Embraer.