Durante todo o dia de sábado (15),  no Calçadão de Pelotas, o Hospital Universitário São Francisco de Paula, através da Liga de Nefrologia da Universidade Católica de Pelotas realizaou atividade alusiva ao Dia Mundial .

Foram realizadas ações de aferição de pressão arterial, exames de urina e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e  os participantes contaram com orientação multidisciplinar dos profissionais de saúde. Aconteceu ainda, a divulgação de informações sobre a doença renal e a sensibilização para a doação de órgãos.

Participaram como apoioadores do evento a Empresa GGotuzzo com o forncecimento das fitas reativas e potes de urina,  a Ecosul com a doação de  mais de 500 copos de água mineral, o que ajuda na prevenção e cuidados com os rins.

O Hospital já realizou 03 procedimentos de transplantes de rim entre vivos e atende cerca de 130 pacientes, em torno de 1700 sessões de hemodiálise são realizadas ao mês. Em abril de 2013 o Centro de Nefrologia abriu a lista de doadores cadáveres, ampliando a possibilidade da realização de transplantes.