O HUSFP recebeu na terça-feira (27), o aparelho Doppler Transcraniano, entregue pela Coordenadora da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rosana Nothen.
Com este aparelho visamos diminuir o tempo para o diagnóstico de morte encefálica e, conseqüentemente, aumentar o número de doações de órgãos.
     Para que se entenda melhor, a constatação da morte encefálica se dá por meio de um protocolo que consta de dois exames clínicos e um exame de imagem e, neste caso, será utilizado o doppler transcraniano. O diagnóstico de morte encefálica é o único diagnóstico que possibilita a doação de múltiplos órgãos.
     O HUSFP necessitava desse suporte por ser referência em neurocirurgia e doação de órgãos e por atender toda região sul, fazendo com que possamos agilizar os diagnósticos de morte encefálica.
     “O número de doações em 2013 diminuiu em relação a 2012, na região sul, é preciso mudar esta estatística e conscientizar as pessoas de que apesar da dor da perda de um familiar, salvar outras vidas através da doação é um grande gesto”, conclui Rosana Nothen.
     Este aparelho ficará no HUSFP, mas atenderá toda região sul, podendo ser deslocado para qualquer cidade que necessitar. Anteriormente o paciente era transportado para outro hospital da cidade para realizar o exame de imagem.
     Segundo a Enfermeira e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Ivana Duarte Brum, o aparelho vai agilizar e muito o processo, pois muitas vezes acabavamos perdendo doações em virtude da demora do protocolo, do deslocamento do paciente para a realização do exame de imagem. Agora, realizando o exame no leito do paciente, podemos fechar o diagnóstico em 6 horas.  
     Quem desejar obter mais informações sobre doação de órgãos ou como se tornar um doador, é só acessar  www.adote.org.br
    
      Seja um doador e ajude salvar muitas vidas!!!!