O mês de agosto tem sido marcado pela solidariedade no Hospital Universitário São Francisco de Paula da Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel). Após a doação de fraldas geriátricas de uma escola da cidade, nesta sexta-feira (26) a unidade hospitalar recebeu 300 jogos de lençóis. As roupas de cama foram confeccionadas por voluntárias da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e serão destinadas aos leitos de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o diretor do HUSFP, Márcio Slaviero, o enxoval recebido será fundamental para a experiência do paciente atendido. “Normalmente um hospital trabalha tendo cinco vezes o número de jogos de cama em relação à quantidade de leitos que possui e nós não temos hoje essa quantidade. Essa ajuda é muito importante. Estamos muito honrados e felizes", comenta.

A carência de material também é reforçada pela coordenadora de hotelaria do hospital, Alessandra Peters. Segundo ela, a quantidade atual de roupas de cama por leito que a unidade possui está abaixo do que é considerado o ideal. “Esses 300 jogos vêm para nos auxiliar muito e esperamos sensibilizar ainda mais a comunidade, seja de Pelotas ou da região, para que continue nos auxiliando. Toda ajuda é bem-vinda", comenta.

União para o bem

Incluída nas ações do Programa Nacional Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, a doação foi feita através de recursos próprios da instituição. Além disso, os lençóis foram confeccionados por irmãs de seis capelas da Estaca Pelotas Norte, como explica o diretor regional de assuntos públicos da igreja, Valério Barreto.

O primeiro conselheiro da presidência Estaca Pelotas Norte, Nasser Almeida, classifica o serviço prestado pelo HUSFP de grande relevância e, por isso, a escolha do local para receber a doação. “Nós sabemos que isso vai beneficiar muitas pessoas e esse é o objetivo da igreja: que a comunidade seja fortalecida e que as pessoas possam usufruir de serviços sociais de forma mais eficaz", ressalta.

Ainda pouco engajamento

O HUSFP lançou em outubro do ano passado uma campanha para arrecadação de 650 jogos de lençóis. No entanto, a entrega desta sexta-feira, somada com os 78 conjuntos doados pela comunidade, representa pouco mais de 58% do objetivo.

Segundo Alessandra, em média as roupas de cama são trocadas três vezes por dia. Além do desgaste natural, provocado pela lavagem, desde o início da pandemia da Covid-19 o processo de higienização passou para a classificação pesada, o que exige mais tempo e maior quantidade de produtos, que acabam reduzindo a vida útil dos tecidos.

Ajude o Chico

Atualmente, o Hospital Universitário São Francisco de Paula possui 215 leitos destinados ao acolhimento de pessoas através do SUS e responde por 40% das internações hospitalares em Pelotas. Referência para a saúde municipal e macrorregional, o HUSFP atende pacientes de 23 cidades da Zona Sul.

A instituição pede que a comunidade participe da campanha doando lençóis. São aceitos peças brancas, de preferência em algodão cru. A entrega pode ser feita diretamente no hospital, localizado à rua Marechal Deodoro, 1.123, no Centro. Além da roupa de cama pronta, também pode ser doado o tecido, já que a equipe da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se disponibilizou a confeccionar os itens. Neste caso, o material deve seguir as mesmas recomendações: algodão cru na cor branca.

Quem preferir, também pode colaborar com um depósito bancário no Banrisul: agência 0320, conta corrente 06.870471.0-6; ou ainda através do Pix - chave CNPJ: 92.238.914/0002-94. É recomendado que seja colocada a palavra “lençóis" na descrição para auxiliar na identificação do recurso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8368.