Pós-graduanda em Educação Infantil, Educação Inclusiva e Especial, e formada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Lucimara dos Santos, criou o Projeto Literatura no Hospital. O mesmo tem por objetivo organizar grupos voluntários que contem histórias, cantem, façam peças teatrais, entre outros, como forma de entretenimento às crianças, jovens, adultos e idosos hospitalizados.

Após escolher o Hospital Universitário São Francisco de Paula como seu campo de atuação, a primeira atividade já irá acontecer nesse domingo (21). Na data, um grupo de meninas de 15 anos vão se apresentar vestidas de princesas e contarão a lenda da princesa que tinha o dom da cura.

Os voluntários e a organizadora pretendem proporcionar alguns momentos de descontração, contribuindo assim com o bem-estar mental e emocional dos pacientes, levando também o incentivo à leitura. “As histórias nos dão o poder de tele transportar, fazendo fluir o imaginário, desta forma, esquecendo o mal que naquele momento os aflige, isso tudo indiferente da idade, pois na verdade todos somos contadores de história, pois todos trazem consigo a sua história de vida”, comenta Lucimara.