O Hospital Universitário São Francisco de Paula recebeu, na quarta-feira (23), a visita da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM/RS) representando o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que veio para recredenciar os programas de Residência Médica da Clínica Médica e Cirurgia Geral e para analisar a possibilidade de criação de novos programas. Esta visita possibilita a continuidade da Residência Médica na instituição, visto que é perante a aprovação do MEC que ela se desenvolve.

Além desse recredenciamento, que é feito de cinco em cinco anos, a Comissão de Residência Médica (COREME) solicitou o aumento do número de vagas nos programas de residência da Clínica Médica e Cirurgia Geral. Foi requisitado também o credenciamento provisório do programa de residência de Medicina Intensiva, para residentes que desejam atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital. “A implantação desse programa é muito importante, pois esta será a primeira Residência Médica em Medicina Intensiva de todo interior do estado”, explicou o Coordenador da COREME, Dr. Paulo Orlando Alves Monteiro.

Segundo o Diretor de Assistência do Hospital, Dr. Silvio Reis, o Hospital é responsável pela maioria dos atendimentos SUS da região Sul, por isso as mudanças e crescimento desses programas é importante. “Além de qualificar o serviço oferecido, humaniza o atendimento ao paciente”, destacou.

Atualmente, o Hospital dispõe de 47 vagas nos programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Pediatria - opcional R³ em neonatologia.

Mais informações sobre os programas podem ser obtidas no site do Hospital São Francisco de Paula (www.husfp.ucpel.tche.br).