Dia 1º de março foi dia de recepcionar os novos residentes médicos de 2018 do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

O evento teve início pela manhã, com a recepção dos mesmos, para entrega da agenda UCPel, materiais utilizados durante o evento, além do manual que é oferecido aos médicos para auxiliá-los durante a residência.

Estiveram presentes no evento de Boas-Vindas para se apresentar aos Residentes, o Diretor de Assistência do HU, Dr. Edevar Rodrigues Machado Jr., a Pró-Reitora Acadêmica, Prof. Patrícia Haertel Giusti, o Coordenador de Educação Continuada, Prof. José Luis Silveira da Costa, a Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Dra. Moema Nudilemon Chatkin, a Coordenadora do Curso de Medicina, Dra. Regina Bosembecker da Silveira, e a Diretora do Pronto Socorro de Pelotas, Dra. Rosana Van Der Laan.

Os 29 residentes são divididos em oito programas de residência, sendo: cinco residentes em Cirurgia Geral, 10 residentes em Clínica Médica, um residente em Medicina de Família e Comunidade, três residentes em Medicina Intensiva, um residente em Nefrologia, três residentes em Obstetrícia e Ginecologia, e seis residentes em Pediatria.

Os preceptores de cada programa de residência médica também estiveram presentes no evento para receber seus alunos. São eles: Dr. Marcelo Alexandre Britto (Cirurgia Geral), Dr. Paulo Orlando Alves Monteiro (Clínica Médica), Dra. Moema Nudilemon Chatkin (Medicina de Família e Comunidade), Dr. Márcio Osório Guerreiro (Medicina Intensiva), Dr. Franklin Correa Barcellos (Nefrologia), Dra. Márcia Christina Stark Andersson (Neonatologia), Dra. Rozana de Miranda Mendes (Obstetrícia e Ginecologia) e a Dra. Vanessa Cardoso Peres (Pediatria).

A Residência do Hospital Universitário São Francisco de Paula possui modalidade de pós-graduação destinada a médicos e profissionais da saúde, sob a forma de treinamento em serviço, cujos programas se vinculam ao Hospital Universitário São Francisco de Paula e a Universidade Católica de Pelotas, respectivamente através da Comissão de Residência Médica e da Pró-Reitoria Acadêmica.

A Residência tem por finalidade com os residentes, além de outros objetivos, aprimorar a habilidade técnico-profissional, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões.

Durante o dia todo, os novos residentes participaram de diversas palestras e atividades que abordaram diversos temas como: Comissão de Óbitos, Prontuários Médicos, Contratualização, Apresentação Institucional, Gestão de Risco, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e um Tour pelos setores do HUSFP que mais serão freqüentados pelos novos residentes.

As Boas-vindas contaram com a parceria da lanchonete Circulu's, que realizou a doação de 40 baurus para que os novos alunos pudessem experimentar um lanche tradicional da cidade.