O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) receberá repasse do governo do estado de R$ 248.439,90 para a compra de 30 poltronas elétricas de hemodiálise. O termo foi assinado na noite desta sexta-feira (22) pelo governador Eduardo Leite, pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, e pelo arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann.

Reconhecido como referência por seu serviço de diálise, o HU da UCPel atende mensalmente mais de 130 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal, com média de 1850 sessões de hemodiálise por mês.

De acordo com o governador do estado, o conforto é essencial no tratamento. “Para a percepção do paciente, a cadeira acaba sendo mais significativa do que o próprio aparelho, já que são muitas as horas em que ele passa utilizando essa poltrona, mais de uma vez por semana”, disse Leite.

Além das sessões de hemodiálise, o serviço do HUSFP disponibiliza suporte para pacientes com doença renal crônica na fase pré-dialítica; é retaguarda em nefrologia para o Pronto Socorro Municipal e para a atenção primária do município de Pelotas em telemedicina. Da mesma forma, é considerado referência na realização de transplante renal.

Também participaram do ato de assinatura no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas o diretor do Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP, doutor Franklin Barcellos; o diretor clínico do HUSFP, médico Vinícius Alano, e gerentes de diversas áreas do HU/UCPel.