Um auxílio importante chegou até os cofres do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O Ministério da Saúde, por intermédio do Fundo Municipal de Saúde, destinou recursos no valor equivalente a R$100 mil. A verba foi repassada para custeio de materiais no combate à Covid-19, visando à segurança do colaborador.

A origem do recurso vem de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Giovani Cherini, justificada “para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus", como aponta o ofício. Sua escolha pelo HU se deu, principalmente, como forma de retribuição ao apoio recebido pela comunidade pelotense.

O montante foi repassado de forma gradual ao hospital, que obteve o valor total ao fim do mês de outubro e agora dispõe de novos equipamentos de proteção individual (EPI) e produtos de higienização. Foram adquiridas mais de 13 mil unidades de avental descartável não estéril, mais de mil unidades de avental estéril gramatura 50 e quase cinco mil unidades de máscara respiratória, tipo N95.