O dia 27 de junho foi de comemoração para os colaboradores do HUSFP/UCPel. Com a presença do mascote do “Chico”, direção do hospital, funcionários e Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), unidos para parabenizar pela passagem dos 54 anos de história.
   Em 1958, foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A. Inicialmente a idéia era construir uma casa de saúde, mas o projeto foi mais longe e se transformou em um hospital. No ano de 1976 a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o bispo da diocese e reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle da instituição chamada na época de Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas.
   O nome de hoje, Hospital Universitário São Francisco de Paula veio no ano de 1996 com o objetivo de fortalecer a identidade da instituição.
    As transformações ocorridas nos últimos anos no hospital representaram um grande avanço para a área da saúde. O HUSFP é referência na região sul do estado em Nefrologia e credenciado como Hospital Amigo da Criança e Hospital Sentinela. Está sempre se atualizando e melhorando sua área física para qualificar cada vez mais sua assistência.
   Segundo o Diretor de Gestão, Valdir Schafer, o hospital enfrenta dificuldades permanentes, mas acredita que com o auxilio de toda a equipe é possível superar estes desafios, além disso, ressaltou estar muito feliz em retornar ao HUSFP. O Reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Junior, disse ser sempre bom retornar ao hospital e poder comemorar junto de todos os colaboradores. Ainda, relata que a partir deste semana ele dedicará uma de suas tardes para o convívio com o Chico visando aproximar ainda mais as instituições.
   A distribuição de bolo e comemoração pela data foi realizada em todos os turnos para que os colaboradores pudessem participar em totalidade, além das Unidades Básicas de Saúde, Fátima, Pestano e Santa Terezinha e Campus de Saúde Dr. Franklin Olivé Leite.