O Hospital Universitário São Francisco de Paula - HUSFP da Universidade Católica de Pelotas – UCPel recebeu nesta quinta-feira(05) uma certificação internacional da The World Alliance for Breastfeeding Action – WABA devido as ações realizada na área materno-infantil durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2010. Dos 16 hospitais Amigos da Criança no Rio Grande do Sul, apenas o HUSFP programou atividades no ano passado para lembrar a data e destacar a importância deste gesto.

A instituição que é referência nesta área e detém o título de Hospital Amigo da Criança desde 2004, vem trabalhando para implementar com sucesso os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno (iniciativa da Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Mistério da Saúde) que promove e apóia a amamentação. “O hospital trabalha com bastante afinco para implantar na totalidade os Dez Passos do projeto Amigo da Criança e já estamos com praticamente todos os itens em funcionamento”, comemora o Diretor de Assistência do HUSFP, Dr. Sílvio Reis.

Para a nutricionista Rejane Radunz, o certificado comprova que o HUSFP realiza um trabalho direcionado para esta área. “É a primeira vez que o hospital recebeu um certificado internacional, que vem valorizar ainda mais cada ação que realizamos para promover, proteger e apoiar a amamentação”, diz.

A entrega do certificado ocorreu durante o 3ª Encontro dos Hospitais Amigos da Criança, atividade que ocorre anualmente em Porto Alegre onde todas as instituições reconhecidas como Amiga da Criança trocam experiências.

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011

A Semana Mundial de Aleitamento Materno do HUSFP já está sendo programada para oferecer diversas atividades para os colaboradores, mães e futuras mães, além de também envolver a comunidade em geral. A atividade ocorrerá na primeira semana do mês de agosto, e a comissão organizadora busca junto aos empresários locais apoio para a realização de mais este projeto.