O ato de amamentar é um dos gestos mais bonitos que uma mãe pode oferecer ao seu bebê. O Hospital Universitário São Francisco de Paula – HUSFP/UCPel, reconhecido como Amigo da Criança desde  2004, para reafirmar seu compromisso com o aleitamento materno, lança concurso interno de fotografias para amadores, onde todos os colaboradores, médicos, professores e acadêmicos da instituição podem participar. Serão selecionadas 10 imagens para integrar exposição sobre o tema e as quatro primeiras ganharão prêmios.

A ideia do concurso já existia há um tempo, conforme relata a Coordenadora do Núcleo de Pediatria Profa. Dra. Luiza Helena Novaes. “Com esta iniciativa queremos reafirmar os esforços de toda comunidade do hospital, colaboradores, acadêmicos, residentes e professores em geral, à causa do aleitamento materno e reforçar o compromisso com a iniciativa Amigo da Criança da UNICEF”, justifica. O concurso, que ocorrerá de 20 de abril a 10 de junho, visa revelar detalhes do trabalho desenvolvido pela instituição.

E para que todos possam participar, duas máquinas fotográficas, uma no Núcleo de Pediatria com a Dra. Luiza e outra na Maternidade com a Nutricionista Rejane Radunz, estarão disponíveis aos interessados. As imagens que forem inscritas devem ser captadas dentro do contexto do hospital e durante o período de realização do concurso. “Com isso esperamos afinar o nosso olhar e estimular a observação do que ocorre em nosso ambiente de trabalho”, explica a Dra.Luiza.

As imagens que forem retratadas não precisam mostrar apenas a amamentação em si, mas é necessário que o fato remeta ao ato de amamentar. O Concurso Fotográfico é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Pediatria/Medicina da UCPel, Serviço de Pediatria HUSFP, PRM – Pediatria HUSFP, Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno, e conta, também, com o apoio do Instituto Abrace, G.Gotuzzo, Tordilho Alimentos, Digital Foto Arte e Vidraçaria Pampah.

Regulamento

Para participar do concurso, basta retratar imagens do tema, enviar email com até três fotografias (que devem ter no mínimo 400KB e no máximo 2MB) para comunicacaohu@gmail.com contendo os seguintes dados: nome completo, setor em que atua no HUSFP, telefone para contato, local onde fez a imagem e título da obra. As fotografias também podem ser descarregadas direto no computador da Comunicação e Marketing.

Todos os participantes deverão ter assinada a autorização de uso de imagem que está disponível no site http://www.husfp.ucpel.tche.br/ e nos setores do Núcleo de Pediatria e Comunicação e Marketing. Esta autorização deverá ser entregue junto com as imagens.
Premiação:

O primeiro lugar será premiado com uma máquina fotográfica da marca Sony, o segundo com um aparelho de DVD, o terceiro lugar ganhará um exemplar do livro “A noite que não acabou”, de autoria de Nauro Júnior e Eduardo Cecconi e o 4º lugar uma cesta de produtos Tordilho Alimentos.

As 10 melhores imagens participarão de exposição que abrirá a Semana Mundial de Amamentação que ocorrerá em agosto no HUSFP. A comissão julgadora do concurso será formada por fotógrafos, pediatras e representantes da direção do hospital. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2128.8368 e diretamente no Núcleo de Pediatria e na Maternidade com a nutricionista Rejane Radunz.