Na manhã de segunda-feira (26), o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) realizou o seu primeiro transplante de órgãos, uma doação renal inter-vivo, neste caso, mãe e filha. A equipe cirúrgica é composta pelos médicos Dr. Daniel Vanti Duarte (urologista), Dr. Diego Gressler (cirurgião vascular) e Dr. Marcelo Rocha (cirurgião geral). A equipe nefrológica inclui Dr. Franklin Barcellos, Dra. Maristela Böhlke e Dr. Gustavo Ulliano.
   O hospital é Centro de Referência em Nefrologia, o que faz com que se tenha o compromisso de dar assistência integral aos pacientes com doença renal crônica, e o transplante renal é o tratamento de escolha para essa patologia.
   Conforme explica Dra. Maristela Böhlke, a receptora é portadora de insuficiência renal crônica e era tratada por hemodiálise há 6 meses. Hoje, o enxerto já está funcionando e a paciente está urinando normalmente o que é um ótimo sinal. Mãe e filha já deram alta da Unidade de Tratamento Intensivo (U.T.I.) e estão no quarto, ainda em recuperação, mas tudo corre muito bem. “A cirurgia foi excelente, muito tranqüila”, enfatiza a médica.
   No ano de 2011, o Ministério da Saúde divulgou portaria que habilita o HUSFP a realização de transplante renal. Desde a solicitação do credenciamento o hospital iniciou a realização de mudanças estruturais e técnicas objetivando atender a esse compromisso assumido junto à população.
   Após o credenciamento ter sido concedido deu-se início aos ajustes finais da equipe, como atualização do treinamento, recapacitação, protocolos e os últimos detalhes técnicos. Para possibilitar a realização do transplante, “mãe e filha passaram por inúmeros exames e ampla investigação”, conta Dra. Maristela Böhlke.
   Além disso, outros grupos de pacientes já estão sendo investigados para que sejam realizados os próximos transplantes entre vivos. “Isso tudo mostra o grau de maturidade técnica e científica de nosso hospital, e facilita o acesso ao tratamento de escolha para a doença renal crônica para população da região sul de nosso estado”, destaca a Dra. Maristela Böhlke.