A Influenza A tem sido assunto em todos os noticiários no Brasil e vem gerando muitas dúvidas na população. Por isso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a Gerência de Risco do Hospital São Francisco de Paula promoveram um encontro, nesta quarta-feira (29), para esclarecer as dúvidas dos colaboradores sobre o assunto.


Durante a manhã, o encontro foi realizado no anfiteatro e contou com a participação do Dr. Paulo Orlando que falou um pouco sobre a gripe A e sobre sua propagação. Na parte da tarde, a Gerente de Serviços Assistenciais 1, Mara Regina Bergmann Thurow, e a Gerente de Risco, Margot Kaminski, tiraram as dúvidas daqueles que estavam presentes, na sala externa do Centro Administrativo e ressaltou a importância da higienização das mãos e do uso do álcool gel. Explicou também como o vírus se propaga e o que podemos fazer para nos prevenir. "O vírus H1N1 se propaga por gotículas, por isso a importância da higienização das mãos e do cuidado com o contato das mãos com as vias aéreas como a boca e o nariz", explicou Gerente de Serviços Assistenciais 1, Mara.


A importância de seguir o protocolo do Ministério da Saúde também foi um ponto bastante debatido no encontro. "O Hospital São Francisco está acompanhando de perto e seguindo a risca o protocolo do Ministério. Um representante do Hospital está sempre presente nas reuniões que ocorrem semanalmente à respeito do protocolo", destacou Mara.


Para esclarecer mais dúvidas sobre a Influenza A, será disponibilizada uma edição especial do Chico Repórter  neste site com as principais dúvidas sobre a propagação da doença. Mais informações e a versão do protocolo, você encontra no site do Ministério da Saúde (http://portal.saude.gov.br/saude).