Desde segunda-feira (24), está em exposição no Espaço de Arte do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) as telas do jovem João Felipe da Silva Rodrigues, 27 anos, portador de paralisia cerebral e que pinta com a boca.
A beleza e a cor das telas fascinaram os primeiros que por ali passaram. Durante a tarde o pintor esteve no hospital para observar sua primeira exposição e apreciar o que para ele é muito mais que uma grande vitória, é o primeiro passo para a profissão que escolheu, ser um artista plástico.

Ao invés de continuar em casa, sentindo-se deprimido, resolveu encontrar algo que o motivasse. Com a ajuda de amigos e o apoio incansável da mãe tomou a iniciativa e pediu que comprasse cartolinas e tinta para pintar. Conta a mãe, Irene Silva, que no início a idéia de Felipe a surpreendeu, “quando vi o Felipe pintando resolvi buscar ajuda de uma professora e incentivar o meu filho” concluiu.

A busca por alguém que ensinasse Felipe foi difícil, muitos não acreditavam em seu dom e na sua vontade de aprender. Há um ano ele faz aulas de pintura em tela no curso Decorart, onde desenvolve a técnica usando apenas a boca. Além da ajuda da professora, contou com o apoio da Empresa Fonseca Júnior que custeou o curso de pintura. Desde a primeira pintura até os dias de hoje já foram pintadas 26 telas, o que para Felipe é uma motivação e um entretenimento, “por isso me sinto feliz, pois é o meu trabalho” enfatiza.

A história de Felipe é um exemplo para muitas pessoas e também, uma inspiração para aqueles que desejam pintar ou descobrir e desenvolver seu próprio dom, independente da necessidade que possui. “Desejo pintar tela maiores, quero comprar uma cadeira que possa me deixar em pé, o que iria ampliar as minhas possibilidades”, afirma Felipe.

O Espaço de Arte está localizado no corredor de entrada do HUSFP/UCPel (Rua Marechal Deodoro, 1123), e o horário para visitação é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2128.8368.