O Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC), localizado nas dependências do HUSFP, atende o público interno (pacientes e colaboradores) e externo, e possui diversos convênios com atendimento 24h, além de exames pelo SUS com prévio agendamento. Atendimento diferenciado evitando fila e com a opção de resultados via e-mail.
     Com um amplo parque tecnológico do LEAC, permite a certeza da qualidade, segurança e rapidez no resultado. De acordo com o tipo do exame solicitado, é possível entregar o resultado em até 1h.
     Além disso, o LEAC é uma extensão de ensino do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o que proporciona grande qualidade na formação de profissionais, capacitando-os para o mercado de trabalho.
      Sempre em busca de novas tecnologias, a inovação é a aquisição do Accu Vein, aparelho que ajuda na visualização das veias, por meio de emissão de luz infravermelha, principalmente das mãos e dos braços e, além de garantir qualidade, segurança e conforto ao paciente, traz maior facilidade à equipe de saúde na hora de coletar o sangue.
       Esta é uma solução que evita as desagradáveis manchas roxas deixadas pelas tentativas de acesso às veias, dentre outros benefícios, como evitar o sofrimento de pacientes bebês, pessoas obesas e indivíduos com veias muito finas e de difícil visualização.
      Segundo o Gerente do LEAC, o Farmacêutico e Bioquímico,  Rodrigo Oliveira, oferecer um serviço 24h, trás muitos benefícios a comunidade pelotense, por exemplo, a urgência do médico em saber o resultado para indicar o melhor tratamento ao paciente, além da pequena oferta no mercado em estar sempre de portas abertas e possuir uma equipe qualificada. “Os profissionais do LEAC passam por inúmeros treinamentos, tanto na questão técnica quanto em relação ao atendimento”, enfatiza.