Foi lançado na manhã desta sexta-feira (14) o Projeto Tudo de Cor para o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A pintura dos mais de 1000m² de área externa da instituição iniciou oficialmente com a participação do jogador pelotense Taison Freda, padrinho da ação. O evento reuniu parceiros, colaboradores e empresários locais para celebrar também a doação da Tintas Coral de100% das tintas para a pintura do hospital.

O Gerente Regional de Vendas Sul da Tintas Coral, Fabiano Andrade de Araújo, o proprietário da Aquarela Tintas, Mauro Bessa, o padrinho Taison Freda, o Arcebispo Católico da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, A Pró-Reitora Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas, Professora Patrícia Haertel Giusti, O Diretor de Assistência do HU, Doutor Edevar Rodrigues Machado Júnior e o Diretor de Gestão, Maurício Romel Lopes Karini, participaram da pincelada simbólica que marcou o início dos trabalhos de pintura do hospital.

A Akzo Nobel é uma empresa multinacional líder na fabricação de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. O Gerente Regional Sul de Vendas da Tintas Coral, Fabiano Andrade de Araújo, conta que desde a fundação, em 1792, a empresa está inserida no mercado com propostas de inovação para o setor, e engajada nas transformações sociais. O movimento Tudo de Cor Pra Você é conhecido globalmente como “Let's Colour". “No Brasil já são mais de 2 mil projetos realizados, mais de um milhão de litros de tinta doados, pelo menos 46 mil pessoas impactadas para demonstrar a essência do que a empresa acredita: que a cor, através da tinta, tem o poder de transformar ambientes e a vida das pessoas. E é por isso que o projeto Tudo de Cor veio hoje abraçar a comunidade de Pelotas através do HU. Estamos celebrando a união de esforços que proporciona o bem para a comunidade. Fica comprovado que quando nos unimos somos invencíveis", concluiu.

“Celebrando os 35 anos da Aquarela Tintas nos questionamos como poderíamos presentear a cidade de Pelotas, que tanto contribuiu para o crescimento da nossa empresa. Sabendo desta demanda tivemos a certeza de que seria uma excelente oportunidade de ajudar através de uma boa ação. As cores fazem uma coisa maravilhosa na vida da gente, são como um dia de sol que é capaz de nos trazer alegria e bom humor. Intermediamos o contato entre o hospital e a Coral para viabilizar esse projeto e somos muito agradecidos a todos os envolvidos, sobretudo a Deus por ter nos permitido ajudar uma instituição tão importante como o Hospital São Francisco de Paula", disse o Proprietário da Aquarela Tintas, Mauro Bessa.

O Diretor de Gestão do HU, Maurício Romel Lopes Karini reforçou o caráter filantrópico da instituição, que não tem fins lucrativos e atua em prol da comunidade. Mais de 70% dos atendimentos realizados no Chico são através do Sistema Único de Saúde portando o apoio da comunidade é fundamental. “Seguindo uma ordem cronológica agradeço muito o empenho do Mauro Bessa, da Aquarela Tintas. Foi nas mãos dele que tudo começou. Depois conhecemos o Fabiano Araújo, da Coral, que também se dedicou com muita energia e então tivemos a certeza de que tudo daria certo pelo afinco com que se dedicaram", lembrou Karini. O Diretor fez questão de ressaltar os motivos da escolha do jogador para apadrinhar o projeto. “A decisão do padrinho foi unânime. O Taison tem tudo a ver com o Hospital São Francisco de Paula. É um ser humano muito humilde, do bem, que ajuda o próximo e faz a diferença. O HU trabalha sempre para fazer a diferença na vida das pessoas. Somos muito gratos por esta união de esforços. Quem ganha com este projeto é, sem dúvida, a comunidade de Pelotas".

O meia atacante do Shakhtar Donetsk se destaca entre as quatro linhas no futebol da Ucrânia e também nas ações sociais que realiza anualmente em sua terra natal, beneficiando a comunidade local. “Estou muito feliz em participar deste projeto na cidade onde nasci e me criei. Sou muito feliz em Pelotas, onde reencontro minha família sempre que possível", disse Taison. O jogador empresta sua imagem em comprometimento ao projeto de forma totalmente voluntária. “Costumo ser grato e tentar contribuir sempre que posso porque tive uma infância bem sofrida, eu e meus 11 irmãos passamos por muitas coisas difíceis juntos. Muitas pessoas me ajudaram a chegar onde cheguei. Agradeço muito ao hospital pelo convite, a Tintas Coral e Aquarela pela oportunidade. Espero que seja a primeira de tantas outras parcerias", finalizou.

O Diretor de Assistência do HU, Doutor Edevar Rodrigues Machado Júnior lembrou da complexidade de gerenciamento das instituições hospitalares e reforçou a importância deste apoio. “Nosso hospital é filantrópico e isso nos traz dificuldades de gestão muito grandes porque os recursos são sempre muitos escassos. O subfinanciamento da saúde é uma realidade que se debruça sobre todas as entidades que se desafiam nesta tarefa de fazer filantropia. Nosso diferencial é sermos brindados todos os dias com o esforço e empenho de todos os nossos colaboradores que se dedicam genuinamente a tarefa de desdobrar cuidados sobre outras pessoas", pontuou Machado ao lembrar da grande importância da instituição no cenário de saúde do Sul do Estado.

Benção

Arcebispo Católico da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, esteve presente no lançamento do projeto e abençoou a ação. “Deus foi maravilhoso colorindo o nosso universo. Ele é o grande criador das cores e por isso são tão importantes para nossas vidas. Quando Deus abençoa Ele garante a sua presença", proferiu.

Mão-de-obra

A pintura do prédio demandará ainda outros recursos. Por isso o HU busca apoio do empresariado local, através de cotas de participação, para o custeio da mão-de-obra. Além da Tintas Coral e Aquarela Tintas já apóiam o projeto a Pincéis Atlas, que doou todos os materiais necessários para a pintura, e as empresas Alfa Pinturas Prediais, Dr Multas e Santa Vita Médicos Associados também confirmaram seus patrocínios. “Vai ser um desafio grande, ainda precisamos de muitas parcerias. Temos buscado e esperamos que os empresários da nossa cidades vejam com muito carinho nossas proposições. Está na hora e o HU merece receber uma nova roupa. O HU está precisando receber o retorno de todo carinho que manifestou nestes longos anos com seus pacientes. É preciso lembrarmos que o HU é de todos nós mas também é feito por todos nós", reforçou o Diretor de Assistência da insituição.