O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) inaugurou na manhã desta segunda-feira (18) 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. Com a nova unidade, Pelotas passa a contar com 40 leitos, acréscimo importante para o enfrentamento da pandemia no município classificado em bandeira vermelha.

A apresentação da nova UTI contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e da secretária adjunta estadual de saúde, Ana Costa. De acordo com a prefeita, o aumento no número de leitos em Pelotas ajudará para a manutenção do equilíbrio entre economia e a proteção da saúde da população.

Para a secretária adjunta, a união entre prefeitura e os hospitais, como ocorre em Pelotas, vem sendo um dos diferenciais do estado, que conseguiu dobrar o número de UTI's existentes desde o começo da pandemia. “A previsão é que esses leitos fiquem disponíveis ao longo do ano. Agradecemos ao HUSFP, nosso parceiro de tantas ações", comentou.

Na avaliação do diretor de assistência do HU, médico Edevar Machado Júnior, é uma satisfação ao hospital exercer o compromisso de entregar atendimento à população. “A implantação desses leitos para o HU significa um desafio ainda maior, porque somos também um hospital de ensino, considerado o maior laboratório de aprendizagem da Universidade Católica de Pelotas", destacou.

Conforme Machado, os leitos de UTI já estarão em condições de uso ao longo da tarde. A recepção de pacientes se dará através da regulação de leitos do município, conforme demanda.

A nova UTI foi estruturada a partir de repasse de equipamentos feitos pelo governo do estado, como respiradores e monitores, e de recursos financeiros do município. O HU ficará responsável pela estrutura física e de pessoal. O contrato é válido por três meses, totalizando investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

Seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, também participaram da cerimônia o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o diretor de gestão do HU, Maurício Karini, o deputado federal Daniel Trzeciak, o deputado estadual Luiz Henrique Viana e o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva. Estiveram representados por assessores os deputados federais Giovani Cherini e Afonso Hamm.