Na manhã de hoje (12) a fabricante de insumos e equipamentos médicos hospitalares Lifemed fez a entrega dos equipamentos doados ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) durante a semana passada. Foram entregues dez monitores multiparamétricos “Lifetouch” e duas Bombas de Seringa “LF Inject”.

Conforme o coordenador da engenharia clínica da Lifemed, Cleiton da Gama Garcia, responsável pela equipe técnica que irá instalar e treinar os colaboradores das duas Instituições sobre o uso dos novos equipamentos, a doação destes é um marco na história da empresa. “Hoje estamos selando o vínculo entre a UCPel e a Lifemed e tenho certeza que esta parceria vai durar por muito tempo”, disse.

Para o diretor geral do PSP, o médico Ernesto Sousa Nunes, a chegada do material veio em boa hora. “Fazia falta. Em relação aos monitores, por exemplo, o Pronto Socorro tinha apenas dois e agora vamos ficar com sete. Vai ser um pulo em qualidade”, declarou. De acordo com o diretor, o monitoramento eletrônico dos pacientes trará mais segurança nos atendimentos e diagnósticos. “Vamos ter condições de avaliar o quadro clínico de cada um de forma mais rápida e eficaz”, explicou.

Na solenidade de doação, que marcou o Dia Mundial da Saúde (07), o presidente da Lifemed S.A., Franco Pallamolla, explicou o engajamento da empresa em prol do PSP e chamou a comunidade a também abraçar a causa. "O Pronto Socorro de Pelotas é um patrimônio de todos. E ele está agonizando. Não é hora de buscar culpados. É hora de buscar soluções de curtíssimo prazo", afirmou.

Tecnologia a favor da vida

A partir de agora, a comunidade de Pelotas e Zona Sul será beneficiada com equipamentos que fazem do município, o único do Brasil a contar com este tipo de tecnologia. O monitor multiparamétrico “Lifetouch” doado é o primeiro monitor de sinais vitais brasileiro que permite visualizar sete parâmetros simultâneos. A tela, de 10.4" polegadas, é colorida, de alta resolução e com sistema operacional touch screen. 

Já a bomba de seringa “LF Inject” foi desenvolvida para realizar a infusão por via parenteral (medicamentos) ou enteral (dietas). A bomba é compatível com diversos tipos de medicações e pode ser utilizada em UTI´s, centros cirúrgicos e enfermarias. Com uma programação simples, permite um manuseio seguro e correto, o que otimiza o tempo de preparo do equipamento e reduz os gastos com soluções.