O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel)   referência e habilitado como Centro de Atendimento de Urgência de AVC  tipo III recebeu o prêmio de primeiro lugar na sétima edição do Congresso Brasileiro de Hospitais Universitários e de Ensino ( ABRAHUE), realizado esta semana em Recife.  O trabalho apresentado pelo Diretor Geral Márcio Rafael Slaviero e pelo Diretor Clínico Vinícius Alano concorreu com hospitais de todo o Brasil.

Durante a explanação para os participantes do evento, números foram apresentados comprovando a eficácia nos atendimentos através da eficiência e agilidade da equipe multidisciplinar envolvida no processo. Dados coletados durante os meses de agosto a outubro de 2024 demonstram que o HUSFP, ao adotar todos os protocolos de atendimentos preconizados registrou uma taxa de mortalidade de 11% ficando abaixo da média nacional. 

O  serviço oferecido pelo  HUSFP foi destacado como fundamental para melhorar o cuidado e a recuperação de pacientes em situação de emergência o que  reforça a capacidade de resposta do sistema de saúde e também evidência a importância de um atendimento especializado e acessível para a população, contribuindo para a redução da letalidade e melhoria da qualidade de vida dos  sobreviventes. “Este reconhecimento nacional é resultado do esforço e da união de muitos profissionais e equipe multidisciplinar que engloba médicos, Tele  AVC, equipe de apoio, Universidade Católica de Pelotas e todos envolvidos na implantação do projeto. Com todo esse grupo podemos prestar um serviço de qualidade, eficiência, focados no bem estar e  recuperação do nosso pacientes, com resultados positivos.”, comemorou Slaviero.  

Durante a participação no Congresso, o HUSFP apresentou dois temas importantes: a referência na Linha AVC que conquistou o primeiro lugar e o trabalho que destacou a Operação Caçapava: uma força tarefa para receber pacientes em diálise durante a crise hídrica no Sul do Brasil.