O livro "Hospital Universitário São Francisco de Paula e sua importância para a Região Sul", de autoria de Nair Solange Pereira Ferreira, resgata não só a história do próprio HU, como também, da Universidade Católica de Pelotas e sua Escola de Medicina, ressaltando a relevância destas instituições para a cidade de Pelotas e para os municípios da Região Sul.

"História essa feita de muitas lutas e muitas vitórias, escrita por médicos, médicos residentes, alunos, funcionários, anônimos apoiadores desta Casa." - relata a autora. E completa - "Ao resgatar esta história nos fortalecemos e impulsionamos para que busquemos novos desafios e novas conquistas sem nunca esquecer o 'Amor ao Próximo'."

O livro encontra-se à venda no caixa junto ao Núcleo de Acolhimento do hospital.