Um novo capítulo começa a ser trilhado a partir de agora por Ceni Braga Pinto. Aos 77 anos, 44 dedicados ao cuidado com os pacientes da Pediatria, ela entendeu que está na hora de parar. “Eu envelheci!", resume a colaboradora mais antiga do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP), com os olhos marejados, ao explicar seu pedido de aposentadoria. O momento ímpar para a casa de saúde foi marcado com uma despedida emocionante, realizada na manhã desta quarta-feira (23).

Um corredor humano formado por colegas, amigos e admiradores da “tia Ceni", como carinhosamente passou a ser chamada a medida que os anos foram avançando, se formou. Em punho, balões e frases tentavam explicar parte do legado deixado por ela à instituição. Acompanhada pela mascote do hospital ela foi aplaudida e ovacionada pelos participantes.

Embora tenha centrado sua atuação exclusivamente à Pediatria, a técnica em enfermagem é conhecida por todos os setores do hospital. Ao longo de mais de quatro décadas ela empregou no ofício muito mais que a habilidade da profissão exigia. Ela inspirou gerações, esbanjou afeto e carinho. Entre os colegas é uma unanimidade no quesito respeito e admiração.

Ceni Braga Pinto foi admitida em 14 de janeiro de 1978,na época tinha pouco mais de 30 anos. Com o tempo, fez do HU sua morada. “Aqui é minha segunda casa. Aqui ganhei muitos filhos, netos, bisnetos e tataranetos", conta ao referir-se aos pacientes cuidados por ela. Entre as inúmeras histórias recorda de uma paciente que brincava que suas bonecas eram enfermeiras e pedia para acompanhar a técnica na rotina aos demais leitos. Sem poder atender a solicitação, Ceni dizia que quando a menina crescesse, ela seria enfermeira. “E ela se formou em enfermagem, mesmo!", conta orgulhosa.

A chegada de Ceni ao HUSFP ocorreu menos de dois anos depois da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) assumir o controle acionário do hospital. Ela passou por praticamente todas as diretorias do São Francisco de Paula.

"Tia Ceni “viveu” a Pediatria. Foi um exemplo de dedicação e profissionalismo durante quatro décadas. Como ninguém, doou seu carinho e disponibilidade para as crianças e para a instituição. Por ela passaram também muitos profissionais e acadêmicos ao longo desse tempo; todos certamente aprenderam alguma coisa com ela. Trabalhou sempre com alegria, disposição e respeito, ajudando na construção de uma Pediatria atuante e qualificada. Uma dedicação ímpar, que merece todo nosso reconhecimento e nosso grande “muito obrigada” por tudo", pontuou a diretora Técnica do HUSFP e chefe do Núcleo de Pediatria.

Para selar a homenagem e o reconhecimento ao empenho da profissional, os diretores de Assistência, Edevar Rodrigues Machado Júnior; Técnica, Márcia Anderson e de Gestão, Maurício Karini presentearam a colaboradora com uma miniatura de São Francisco de Paula, flores e uma placa.