Um paciente de 41 anos recebeu o rim que chegou ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) na noite do feriado de Corpus Christi, 30. O procedimento foi realizado pela equipe de cirurgiões Diego Gresssler e João Siqueira, o anestesista Ricardo Bainy, além da equipe da nefrologia e do médico nefrologista Gustavo Uliano.
De acordo com o Uliano, o paciente natural de Pelotas, realizava hemodiálise há dois anos e estava na fila aguardando a doação do órgão. “É um procedimento complexo, que dura em torno de quatro horas, precisamos de uma equipe experiente e competente como cirurgiões vasculares e urologistas. Esse é o quarto transplante de rim que realizamos esse ano e sempre aproveitamos a oportunidade para divulgar a importância da doação de órgãos", comentou.
O HUSFP é o único que realiza transplante de rim na região sul do Estado e possui um serviço de hemodiálise. Para pacientes com doença crônica renal, também é oferecido pelo HUSFP o método de terapia de diálise peritoneal domiciliar.