O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou no mês de setembro seu 20º transplante renal.

A instituição conta com um Centro de Referência em Nefrologia, e também é o único centro transplantador de rim da região sul do estado.

O paciente que recebeu o transplante foi Alexsandro Menezes, de 29 anos. Desde 2007, Alex realizava seu tratamento de Hemodiálise três vezes por semana no HUSFP. Natural de Canguçu, ele ficou 10 anos na fila de espera por um novo rim. Ele conta que seu período em terapia por hemodiálise foi tranqüilo e sempre se manteve calmo durante a espera do grande dia.

Alexsandro recebeu semanas antes do transplante a notificação de um rim potencialmente compatível, porém, quando estava chegando a hora, foi informado que o órgão apresentou maior compatibilidade com outra pessoa, sendo assim, não poderia mais ser transplantado naquele momento. Mas, Alex não perdeu a esperança, e logo foi contemplado com a sorte da doação de um rim altamente compatível e seu transplante se consagrou com sucesso. “Minha recuperação foi tranqüila. Hoje já voltei a me alimentar e ingerir líquidos de forma normal, e já consigo urinar devido o novo rim”, conta Alexsandro.

Sempre tem alguém à espera de um órgão para salvar sua vida. Seja um doador de órgãos! São vidas como a de Alexsandro que você irá salvar. “Conversem com a família. Os familiares muitas vezes não percebem a importância que os órgãos dos seus entes queridos vão ter no corpo de outra pessoa. Hoje eu sei que vou ter uma qualidade de vida muito melhor graças ao novo rim”, finalizou Alex que já tem planos para o futuro agora que terá uma nova vida.

#digasim #HUSFP #doeórgãos #maisdoqueumnúmero #umanovavida