Na quarta-feira, 07 de novembro, os alunos do 6º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram uma Mateada Solidária no CTG Os Farrapos, para promover ações de informação em saúde e diagnóstico da população do bairro.

Um dos objetivos do evento foi a integração da, recém reinaugurada, UBS Py Crespo com a comunidade, para que os moradores pudessem conhecer e se informar da existência da Unidade e dos serviços. No local aconteceram diversas atividades, como rodas de conversa sobre saúde da mulher, obesidade infantil, planejamento familiar e prevenção de violência.

Segundo uma das organizadoras do evento, Luciana Nunes Soares, o objetivo do projeto, que era a assistência a saúde e o diagnóstico por questionário foi alcançado, devido ao grande público que compareceu.

Juntamente com os alunos do Curso de Enfermagem, também colaboraram com o evento, estagiários da UBS Py Crespo e a equipe do Hospital Universitário São Francisco de Paula, realizando assistência aos serviços prestados no local.

Além das palestras, as crianças puderam se divertir com brinquedos infláveis, distribuição de bolas pelo jogador do Grêmio Esportivo Brasil conhecido como Cirilo e sorteio de brindes. Enquanto as crianças se distraiam com as atividades, seus pais podiam conferir as palestras, fazer exames de glicose e orientação nutricional, e também a oportunidade de confeccionar carteira do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento teve aproximadamente 400 pessoas, sendo quase a metade do público, crianças, que aproveitaram a tarde ensolarada da semana para conferir as atividades.