Na próxima segunda-feira, dia 08 de abril, diversas Santas Casas e Hospitais Beneficentes de todo o país estarão participando de um ato de mobilização. A intenção é reivindicar reajuste na tabela SUS, especificamente nos procedimentos de baixa e média complexidade.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) registra que está solidário e plenamente de acordo com o movimento. No entanto, não paralisará suas atividades no dia 08, em respeito aos pacientes já agendados para esta data. Pelo volume de atendimentos, uma paralisação inviabilizaria novos agendamentos, protelando o atendimento dos que mais necessitam.

O HUSFP apoia as reivindicações e faz coro à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Estado, que alerta que a dívida acumulada do SUS com os hospitais filantrópicos deve atingir os R$ 17 bilhões neste ano. Apenas no Rio Grande do Sul são 245 hospitais filantrópicos, representando mais de 75% da assistência do SUS no Estado. É preciso que haja reajuste em prol da saúde dos hospitais.

 
Direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula