É com imenso pesar que o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) comunica o falecimento da técnica de enfermagem PATRÍCIA ZOIA DA SILVA, de 41 anos. Colaboradora do HUSFP desde 2014, ela atuava também no quadro de assistência da Santa Casa de Pelotas. A suspeita é de que Patrícia tenha sido vítima da COVID-19.

No HUSFP, Patrícia fez um teste rápido para Coronavírus na última sexta-feira (07), junto dos demais colegas de setor onde atuava. Além do resultado negativo, Patrícia estava assintomática na ocasião. Na segunda-feira (10) ela sentiu sintomas gripais, informou seu quadro à chefia no HU e foi dispensada para buscar atendimento de referência. Com a suspeita, posteriormente ela foi encaminhada para isolamento domiciliar. Ontem, com a piora do quadro, Patrícia recebeu assistência na Unidade de Pronto Atendimento do município, de onde foi transferida para o Hospital Escola da UFPel, mas acabou falecendo.

O HUSFP destaca que segue todos os protocolos de biossegurança na prevenção e combate ao vírus, mas ressalta que o volume de contágios atual reflete o momento de contaminação comunitária em curso no município. No caso dos profissionais da área da saúde, ainda, se reflete também pela extensão de carga horária dos funcionários em outros ambientes hospitalares e pela rotina pessoal de cada trabalhador.

O HUSFP solidariza-se com familiares, colegas e amigos de Patrícia neste momento de luto e informa que todas as medidas cabíveis e indicadas pelas autoridades sanitárias diante do caso estão sendo adotadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).