O setor de Nutrição do HUSFP/UCPel desenvolve anualmente um processo de avaliação de seu colaborador com objetivo de melhorar a qualidade de seus serviços, detectar os erros e acertos, entre outros. A criação e responsabilidade do projeto é das nutricionistas Leslie Cavada, Clarissa de Carvalho e Juliana Gonçalves. Neste núcleo as áreas avaliadas são: lactário, copa, cozinha (hospital, Buffet e lanches), despensa e bar.
   A idéia é educar no trabalho para que se tenha em um bom ambiente e que todos façam a sua parte da melhor maneira possível. Devido às particularidades de cada função, as avaliações são efetuadas de acordo com as normas e necessidades de cada uma dessas áreas. Ao final de cada ciclo de avaliação é somada a pontuação de cada colaborador e é transmitido o resultado individualmente para que seja feita as correções necessárias e também aponte seu desempenho. A forma de avaliação da soma deste pontos  é através dos seguintes conceitos: insatisfatório, regular, satisfatório e plenamente satisfatório.
   Os colaboradores são avaliados por três dias consecutivos, o que serve também para aqueles que estão no contrato de 45 ou 90 dias, para que se tenha certeza da sua efetivação ou não. Quando detectado algum problema em uma dessas áreas são tomadas medidas como treinamentos, reuniões, acompanhamento das atividades, mudanças e implantação de novas rotinas e processos.
   Existe também o chamado “Colaborador Treinador”, para isto no momento da avaliação é analisado aqueles colaboradores que obtiveram melhor execução de tarefas e que tenham mais de um ano de casa. Nesta função, ele passa a ser responsável pelo treinamento dos novos funcionários, para serem identificados pelos colegas recebem um boton que indica sua função.
   A nutricionista Juliana Gonçalves, uma das responsáveis do projeto explica que ao longo dos anos com a prática foi possível perceber que apenas a documentação das atividades em manuais de normas, rotinas e padrões de trabalho não eram o suficiente para a adequação do serviço. O importante era ver na prática, com os colaboradores, se essas normas e rotinas escritas estavam sendo cumpridas.
   Além disso, sem um método preciso e objetivo não seria possível avaliar um colaborador, pois há muitas variáveis neste processo. “Então, juntamos os pontos mais críticos da execução do trabalho e criamos um instrumento de avaliação específico para cada setor e que está sempre sendo refinado conforme as necessidades observadas a cada ciclo, foi assim que surgiu a supervisão”, conclui.

TREINADORES DO NÚCLEO DE NUTRIÇÃO 2012 (SELECIONADOS PELA SUPERVISÃO 2011):


• COPEIROS TREINADORES:


ROSIMERI MIRANDA PEIXOTO (LACTÁRIO)
VANESSA DE OLIVEIRA MULLER (COPA)
CARLA  DOS SANTOS ROSA (COPA)
ANDRÉIA FARIAS DAS NEVES (COPA)

• COZINHEIROS TREINADORES:


MÁRCIA VALADARES DE ÁVILA
JANE LUECI MACIEL CORREA

COLABORADORES COM DESEMPENHO “PLENAMENTE SATISFATÓRIO” NA SUPERVISÃO 2011:


CLÁUDIA MARIA MUNOZ DE ÁVILA (ATENDENTE BAR)
WELINTON DOS SANTOS MOREIRA (ATENDENTE BAR)
ROSA MARIA PINTO COLLARES (ASSISTENTE DE NUTRIÇÃO)
ROSIMERI MIRANDA PEIXOTO (LACTÁRIO)
SILVIANE NEUTZLING BETEMPS (ASSISTENTE DE NUTRIÇÃO)
ANDRÉIA DA CRUZ NETO (ASSISTENTE DE NUTRIÇÃO)
GRACIELE BORGES DE SOUZA (CAIXA)