A médica Regina Bosenbecker da Silveira, coordenadora do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), fez a abertura da campanha Outubro Rosa no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). Colaboradores, acadêmicos e profissionais da saúde reuniram-se hoje (03) na Pediatria do HUSFP para participar das atividades que deram início ao Outubro Rosa no hospital.
"Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas é o nosso principal objetivo", enfatizou a médica. O mês de outubro é marcado pelas ações de combate ao câncer de mama e conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Além da equipe técnica da Pediatria, participaram da abertura da campanha o grupo Palhaço Terapia, formado por acadêmicos do curso de Medicina, e as colaboradoras Jovânia Beatriz de Oliveira e Rosane Pereira Leal, que deram seus depoimentos sobre como enfrentaram o câncer de mama.
O principal sinal do câncer de mama é o nódulo, ou caroço, mamário endurecido, fixo e geralmente indolor. Outros sinais são: endurecimento de partes da mama; mudança na pele, retração ou aparência de "casca de laranja"; saída espontânea de líquido do mamilo; vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo; nódulo no pescoço ou nas axilas.
A incidência do câncer de mama vem aumentando em todo o mundo, especialmente por conta do estilo de vida nas sociedades modernas. A redução do número de filhos e da prática do aleitamento materno, primeira gestação tardia, sedentarismo, obesidade - especialmente após a menopausa, o consumo de álcool, entre outros, são fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença.
A prevenção implica em aumentar os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco modificáveis. Aleitamento materno, prática de atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas e manutenção do peso corporal adequado diminuem o risco de câncer de mama.
Ao longo do ano o assunto não é esquecido, mas neste mês especial serão intensificadas as ações voltadas à saúde da mulher. A programação desta semana conta com as seguintes atividades:
- Dia 04, às 10:30, roda de conversa sobre Sífilis e Doenças Sexualmente Transmissíveis, com o acadêmico do curso de Enfermagem Alessandro Marques. Local: Pediatria do HUSFP.
- Dia 05, às 10:30, manhã de beleza e autoestima, com a técnica em Enfermagem Andresa Fanka. Local: Pediatria do HUSFP.
- Dia 06, às 10:30, roda de conversa sobre Saúde da Mulher, com as enfermeiras Paloma Gomes e Consuelo Pereira, a assistente social Marília Pinheiro, o acadêmico do curso de Enfermagem Alessandro Marques e a colaboradora Rosane Leal. Local: Casa da Gestante do HUSFP.
- Dia 07, às 10:30, roda de conversa sobre os temas Prevenção e Cuidados com o Corpo da Mulher e Amamentação e Cuidados com o Infante, com as enfermeiras Paloma Gomes e Consuelo Pereira. Local: Pediatria do HUSFP.
- Dia 08, às 09:30, musicoterapia com os integrantes do projeto Valor à Vida: Endie, Larissa e Jonathan.
A organização das atividades ficou por conta da equipe técnica da Pediatria e do projeto de extensão de Pedagogia Hospitalar, com apoio do Brechó da Pediatria e do Grupo de Apoio do HUSFP.